quarta-feira, 16 de maio de 2012

ATALIA SEM LIMITES - 2Crônicas 21-23


No site www.adorador.com, encontrei um comentário interessante sobre a principal personagem da nossa leitura de hoje, a Atalia. Se você observar, verá que existe um paralelo surpreendente entre a relação de Israel com Judá e a relação dos descendentes de Caim com os descendentes de Sete.
Caim e sua família se apartaram de todas as pessoas que eram tementes a Deus. Anos mais tarde, as filhas dos descendentes de Caim seduziram os filhos de Sete e isso acabou preparando o palco para que acontecesse o dilúvio.
Essa foi a mesma maneira que o idólatra Israel se separou primeiro de Judá e depois, através das seduções de uma mulher licenciosa, fez uma armadilha para Judá se desembocar no cativeiro babilônico.
A mulher que preparou a queda moral de Judá foi Atalia, a filha de Acabe e Jezabel. Ela foi a verdadeira personificação de toda a maldade dos pais. Se Jezabel já tinha injetado o veneno de Sidom nas veias do reino do Norte, Atalia só fez a transfusão desse veneno para as veias do reino do Sul. Perceba que um rei da casa de Davi, ao invés de juntar-se com o profeta de Deus, no conflito entre Acabe e Elias, ficou ao lado da dinastia de Acabe e chegou até a permitir que o príncipe herdeiro se casasse com a filha de Jezabel.
Se Jerusalém já não tivesse se apartado muito de servir a Jeová, a chegada de Atalia e dos sacerdotes de Baal teria incitado uma reação violenta da parte do povo de Jerusalém. Mas aconteceu tudo ao contrário.
Atalia era parecida com sua mãe Jezabel em vários aspectos. Atalia fez em Jerusalém algo bem parecido com o que ela tinha feito em Samaria. Apareceram templos de Baal em Jerusalém para todos os lados. O mundanismo tomou conta e quem era temente a Deus precisou cair fora.
Mas Deus é Deus! Ele chamou Jeú, e a dinastia de Acabe foi eliminada. Ocozias, seu filho, morreu.
Atalia decidiu vingar-se acabando com a raça do seu esposo para que não sobrasse herdeiro para o trono. Assim, ela tomaria conta de tudo. Mas Deus interveio e Joás milagrosamente se salvou. Ele ficou escondido na casa de uma tia, mulher do sacerdote Joiada. Depois disso, o sacerdote Joiada proclamou Joás com rei. Atalia reinou seis anos. Ela foi executada e todos os altares de Baal foram derrubados.
Cuidado!!! Às vezes, parece que não há limites de capacidade para o mal em um ser humano, como Jezabel ou Atalia, quando não se reconhece os limites da própria natureza ou se recusa a aceitar as limitações que Deus estabeleceu. Mas Deus põe limites!

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com