domingo, 20 de maio de 2012

EZEQUIAS X MANASSÉS - 2Crônicas 32-33


Hoje, iremos estudar a história de dois reis de Judá: Ezequias e Manassés. Segundo os estudos da Bíblia Thompson, era um rei bom e um rei mau. O “bonzinho” foi Ezequias, filho de Acaz. 2Reis 16-20 também fala dele. Se você quiser aprender mais ainda a seu respeito, leia Isaías 38-39. Dessa forma, terá uma visão bem mais ampla da vida desse rei que morava em Jerusalém.
Os estudiosos dividem a vida de Ezequias em quatro crises. A primeira foi a crise da escolha. Para sair dela, escolheu abandonar os ídolos de seu pai e então conseguiu tirar o reino da idolatria. A segunda grande crise é crise da invasão. Isso está no capítulo para a leitura de hoje. Nela, Ezequias orou a Deus e foi libertado. A crise que todos conhecem da vida de Ezequias foi a crise da enfermidade. Nessa terceira crise, percebemos que foi a obediência que proporcionou que ele tivesse a base para a oração e cura. E, por fim, a crise mais estúpida que Ezequias sofreu, foi a crise da prosperidade, quando ele manifestou orgulho e mostrou os tesouros dele para as pessoas más, como está escrito em Isaías 39.
O outro rei da nossa história foi muito mau. Você verá aí na leitura de hoje. Mas para você ter uma idéia do quanto o rei Manassés tinha maldade no coração, chegou a sacrificar seu próprio filho para os ídolos pagãos. Ele chegou a mandar colocar o profeta Isaías dentro de um tronco de árvore e mandou cerrar o tronco no meio. Não sei se houve um rei tão mau quanto Manassés, ali em Judá. No entanto, a despeito de toda essa situação, Manassés arrependeu-se do pecado dele, orou a Deus, e o Pai Celestial atendeu sua oração. Incrível! Como Deus é amoroso! Ele perdoou Manassés!
Dois reis: Ezequias e Manassés. Um rei bom, que no final da vida deu uma mancada. O outro, um rei mau, que no final da vida, tomou a decisão mais sábia de um ser humano: converteu-se ao evangelho.
É por isso que não podemos julgar as pessoas e não desistir de ninguém. Afinal, nosso grande exemplo, Jesus Cristo, sempre viu possibilidade nas pessoas e acreditou nelas. Você pode aprender com Ele. Seja um agente de Jesus aqui neste mundo. Espalhe amor por onde você for: antes de tudo, em sua própria casa. Não permita jamais que alguém se aproxime de você sem viver melhor e mais feliz. Seja a expressão viva da bondade de Deus, pois o amor verdadeiro submetido à “Fonte do amor” é capaz de transformar vidas.
Adivinhe quem será muito mais feliz? Você!



Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor irmão.

    Eu não consegui achar na biblia onde esta escrito que o rei manasses mandou cortar isaias ao meio, o Sr poderia me indicar o versiculo?

    Obrigado

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com