sábado, 26 de maio de 2012

QUEM FOI NEEMIAS - Neemias 05-08


Quero que você saiba que é muito, mas muito importante para nós e muito mais importante ainda para Deus. Gosto de repetir isso sempre porque Deus ama muito os filhos dEle. E, afinal, todo mundo tem alguma virtude e/ou qualidades especiais, não é mesmo?
Falando da nossa leitura, estamos estudando sobre uma pessoa muito especial: Neemias. Ontem, quando começamos a estudar seu livro, procurei dar uma introdução geral ao livro para tentar ajudar você a entender melhor o contexto daquilo que você estudará nesses dias e, hoje, quero falar mias sobre a pessoa de Neemias.
A palavra Neemias significa “a consolação de Jeová”. Quer dizer que o Senhor consola. Na realidade, quando vemos tantas pessoas de má índole no meio do povo e olhamos para Neemias, nos dá um consolo, porque Neemias foi um homem muito bom. Ou seja, ele tinha muitas características boas na personalidade dele como um estadista patriota. Sobre seu patriotismo, você já pode encontrar nos primeiros quatro versículos do livro Neemias, mas têm mais qualidades.
Nos capítulos 1:5-11; 4:4-5 e 9, você poderá ver que Neemias era, também, um homem de muita devoção. A fé dele está mais claramente expressa nas palavras de Neemias 2:20 e 4:14. Já no capítulo 4:20 e 6:10-11, a característica de Neemias que pode ser vista é que ele era um homem de valor.
Diligência! Essa era uma grande virtude desse homem. Veja em Neemias 4:21-23 e 6:3.
Agora, se quiser encontrar um homem que tinha habilidade para coordenar, leia Neemias 4:13-20. Por fim, mais duas características de Neemias eram: firmeza no direito (Neemias 13: 11, 17 e 25) e reformador zeloso (Neemias 5; 13:15 a 31).
São muitas qualidades, não? Resumindo: Neemias era um homem de patriotismo, de devoção, de fé, de valor, de diligência, de habilidade para coordenar, de firmeza no direito e de zelo na reforma. Inspirador, você não acha?
Mas a inspiração que quero trazer, é motivar você a fazer uma lista das suas qualidades. Quais são as suas virtudes? Você tem consciência delas? Então, identifique-as e entregue-as para Jesus. Muitas vezes, Satanás procura colocar em nossa mente o pensamento de que somos pequenos, insuficientes, incapazes para realizar o trabalho de Deus. Mas isso não é verdade. Se rogarmos sabedoria e capacitação a Deus, Ele nos encherá de dons especiais (Tiago 1:5). Descubra quais são seus dons e, em oração, deponha todas as suas qualidades no altar do Senhor, para Ele usá-las, do jeito dEle.
Ilumine a vida das pessoas que cercam você através dos seus dons e talentos.



Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

3 comentários:

  1. Busco ao Senhor Deus todos os dias, para entendimento na palavra Dele. E assim, rogo, para que eu seja merecedor de que esse Senhor Jeová, incline seus ouvidos para as minhas orações. E tudo em nome de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Pastor Gostei do texto muito esclarecedor e sugestivo.
    Nos encoraja a viver igual!!!
    Deus abencoe sua vida

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com