sábado, 19 de maio de 2012

MÍDIA DE EZEQUIAS - 2Crônicas 29-31


Você, nesse exato momento, está usando a mídia, tendo contato ou sendo atingido por ela. Para quem não sabe, mídia é comunicação de massa. É quando usamos um jeito de dizer uma coisa só para muita gente. É o que comunica propagandas, mensagens, notícias, qualquer coisa para todo mundo. Um exemplo é o rádio, que transmite uma mensagem falada para milhares de pessoas. Outro exemplo é a internet, que tem a mensagem escrita.
Pense: você viveria sem ter nenhum contato com a mídia? Sem ouvir um anúncio publicitário, olhar para um outdoor, ler um folder, assistir a televisão...? Você acha que é possível alguém não ter nenhum tipo de contato com a mídia, hoje em dia? Impossível, não é mesmo? Os gurus da comunicação dizem que a mídia é uma característica da sociedade moderna. Isso é verdade, mas não é só da sociedade moderna.
No tempo de Ezequias, há mais de 2500 anos, já existia a comunicação de massa. 2Crônicas 30:6 diz: “Por ordem do rei, mensageiros percorreram Israel e Judá, com cartas assinadas pelo rei e pelos seus oficiais, com a seguinte mensagem... Israelitas...” Aí, vem a mensagem do rei. Depois que termina a descrição da mensagem, o verso 10 explica que os mensageiros foram de cidade em cidade, por toda parte do reino, levando a mensagem para todo mundo. Mas o povo zombou deles. Alguns, porém, aceitaram a mensagem do rei e foram para Jerusalém.
No Israel antigo, uma mensagem era para todas as pessoas. O canal dessa mídia foram os mensageiros. E dessa antiga mídia, tiramos algumas lições para nossa vida.
1. Podemos decidir o que fazer com a mensagem que a mídia transmite para nós. Nesse texto bíblico, alguns foram influenciados para “comprar a idéia” da mensagem; outros, a rejeitaram.
2. A mensagem que a mídia nos transmite, independentemente do meio, influencia no nosso comportamento e ações. No relato de hoje, cada um dos dois grupos teve uma reação quando recebeu a transmissão. Uns, zombaram; outros foram para Jerusalém.
3. Não existe uma comunicação que seja neutra. Tudo o que você vê, ouve, contempla, lê, transmitido pela mídia, vai direto para o seu cérebro e fica arquivado sem pedir licença e sem passar por filtro.
Então, cuidado com o que você põe diante dos seus olhos, com o que você assiste e com o que ouve. Perceba que até o salmista já tinha consciência disso: “Não porei coisa má diante dos meus olhos. Aborreço as ações daqueles que se desviam; nada disto se me pegará” (Salmo 101:3 - ECA).
Se fizer isso, Deus irá abençoar muito a você. E assim, será feliz!



Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com