segunda-feira, 21 de maio de 2012

SALVAÇÃO LÁ FORA - 2Crônicas 34-36


Qual é a sua panelinha? Você entende o que estou dizendo, não é mesmo? Qual é o seu grupo de amigos? Onde você freqüenta? Acha que isso faz alguma diferença?
A igreja também é um grupo social onde, ao freqüentar, nos identificamos com as pessoas. Em 2006, a equipe da minha igreja estava preparando o bairro onde a igreja está localizada para receber uma campanha evangelística. E nós estávamos fazendo uma pesquisa de campo. Ao fazer a pesquisa na rua em que estava trabalhando, cheguei à frente de uma igreja, uma denominação que diz acreditar no evangelho e em Jesus. Como eu também acredito, já cheguei chamando as pessoas dali de irmãos.
Foi interessante... Só bastou isso para que aqueles crentes cruzassem os braços na hora de me cumprimentar. Mas não desisti, porque talvez eles não estivessem entendendo que eu também era evangélico e pensassem que eu estivesse os agredindo. Então me identifiquei, falando que era de uma igreja irmã vizinha, ali da região e que, como eles, estava pregando o evangelho.
Isso foi pior! Olharam-me com superioridade. Trataram-me com perguntas frias e grossas. Fizeram-me sentir como se eles fossem os deuses, os donos da verdade, e eu, o pior dos hereges. Você já imagina o que fiz, né? Não demorei muito ali, dei o meu recado e voltei para minha igreja.
Saí dali pensando: tudo bem, mas e se eu fosse mesmo um herege, um ímpio, ou o pior dos pecadores, como esses crentes iriam me resgatar para Cristo? Isso é uma atitude cristã: fincar a bandeira de uma igreja como donos da verdade, e quem não aceita essa verdade está perdido? Isso é loucura!
Todos nós, cristãos, corremos o risco de ter implicações separatistas e exclusivistas de uma denominação para outra. Isso é um pecado. Em todas as igrejas, há pessoas que estão sendo sinceras no que crêem e fazem e estão salvas em Jesus. Há pessoas problemáticas, também, que precisam sentir nosso abraço cristão que, com amor incondicional, transmita a graça de Deus.
Quando lemos a história dos hebreus antigos, vemos que eles eram tão exclusivistas que parece até que Deus só estava com eles, e todas as outras nações antigas estavam perdidas.
Engano! No final da leitura de hoje, em 2Crônicas 36, diz que o Senhor tocou no coração de Ciro, rei da Pérsia, para que ele fosse um proclamador e instrumento nas mãos de Deus.
Mas a Pérsia não era uma nação pagã? E o rei da Pérsia tinha a missão de Deus no coração? Essa é uma grande lição para não sermos exclusivistas, achando que só nós temos a salvação.

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com