sábado, 28 de janeiro de 2012

CONFUSÃO VERSUS GRAÇA - Êxodo 32-33

Ao ler Êxodo 32-33, você pode perceber que a leitura de hoje começa de forma bem triste, com aquele episódio que também está também em Deuteronômio 9:6-21, quando o povo, na ausência de Moisés, perdeu a fé em Deus (se é que eles a tinham) e fizeram um bezerro de ouro, para adorá-lo.
A seqüência é uma grande confusão: Deus querendo destruir o povo inteiro; Moisés arriscando a própria salvação ao tentar negociar com Deus; Moisés mandando matar os idólatras; depois, intercedendo pelo povo de novo; Deus prometendo a vingança, explicando que não iria mais seguir entre o povo... Houve grande choro! O povo começa a prantear... Foi uma luta!
Mas depois, a leitura de hoje termina até bem. Moisés intercedeu pelo povo, rogou pela presença de Deus, e o Senhor ouviu a oração. A resposta divina pode ser resumida em um verso bem curto, mas muito lindo: “Respondeu o SENHOR: ‘Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso’ (Êxodo 33:14)”. E ali foi mostrada a graça, a misericórdia de Deus que salva o pecador. Desde aquela época, todos os seres humanos eram salvos pela graça, e não por obras. E Deus mostrou para Moisés, toda a bondade divina.
E numa leitura mais atentiva a gente pode ver tanto a graça quanto a justiça de Deus, em estampas muito mais fortes. Se você fizer apenas uma leitura apenas superficial, talvez possa lhe parecer que Moisés chegou e mandou matar a rodo, todos os adoradores do ídolo, do bezerro de ouro. Mas leia direitinho, e de Êxodo 32:25 em diante você vai ver que não foi bem assim. Moisés fez um apelo: “Quem é pelo SENHOR, junte-se a mim”. Note o que ele não disse: “vamos separar os idólatras dos adoradores de Deus”. Não! Uma segunda chance estava sendo estendida, sem discriminação, para todos poderem tomar uma decisão bem racional. E cada um fez a sua própria escolha.
O ato seguinte, de eliminar os outros, foi um ato duro? Foi, mas fazer o quê? Era a escolha deles! Eles tiveram a oportunidade. Quer um ato mais duro do que, depois de ter adorado, visto a ira de Moisés e a tristeza de Deus, bebido da água com pó de metal, ainda resistir a um apelo tão simples? Foi para estes duros que a dureza de Deus pesou. Mas para os que cederam ao apelo, houve a misericórdia.
Quando um pregador apelar para que você se declare, publicamente, de que lado está, é muito importante que você atenda ao apelo de estar do lado de Deus, porque então será salvo pela graça.
Que a graça divina alcance você!

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Um comentário:

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com