segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

JESUS NA PIA - Êxodo 37-38

É muito boa, a oportunidade que temos, de podermos ler um pouco da Bíblia a cada dia. Não deixe de fazer a leitura de hoje, em Êxodo 37-38. Nestes dois capítulos, voltamos a ver os detalhamentos de vários pedacinhos do santuário: aquela tenda sagrada que ficava no meio do acampamento dos israelitas, lá no deserto. No dia vinte e sete, quando começamos a estudar essas partes do santuário, iniciamos também a procura por trazer o significado desses objetos para o mais perto possível da nossa realidade, a fim de que nossa leitura tenha graça. Porque, na realidade, o santuário e tudo o que nele havia, tem tudo a ver conosco, hoje, em pleno século XXI.
Dentre os vários móveis do tabernáculo havia a bacia de bronze (38:8). Recordando, havíamos estudado que se você entrasse no santuário, passaria pela porta chamada de caminho verdade e vida, depois pelo altar de sacrifício onde estaria sendo oferecido o cordeiro, e então se depararia com a pia de bronze. Como acontece com o Cristão até hoje: Primeiro conhece o caminho da verdade e da vida, que é Jesus. Depois aceita que o sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, na cruz do Calvário, seja o meio pelo qual se salvará, para entrar no reino de Deus. Ou seja, Jesus pode ser visto na porta e no altar do santuário.
Mas e quanto à bacia de bronze? Jesus poderia ser visto na pia? Pense bem: depois que o cristão aceita o sacrifício de Jesus, mas antes que se torne ativo na igreja, o que ele faz, publicamente, para demonstrar que está purificando-se dos hábitos do mundo e consagrando-se para a causa de Deus? Isso mesmo: o batismo! O cristão então se batiza. Portanto, se o altar de sacrifícios aponta para o Calvário, a pia de bronze está relacionada ao rio Jordão, ou melhor, ao batistério. É ali que o pecador penitente demonstra, publicamente, a sua purificação.
Em cada peça do santuário, podemos ver um símbolo de alguma função ou característica de Jesus. Hoje, quando olhamos para aquela peça que ficava entre o altar e a tenda, podemos lembrar do que Jesus disse para a mulher de Samaria: “Quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna (João 4:14)”. Ele é a própria fonte eterna da água da vida. No Calvário, Cristo representa o Cordeiro que foi morto, e pela pia, Ele é representado como a fonte que vai hidratar nossa vida espiritual, eternamente!

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com