sábado, 21 de janeiro de 2012

Criar Avestruz: Bom Investimento Financeiro?

Como mostrado por um canal de televisão, um bom investimento financeiro é a criação de  "Avestruzes". O que você acha disso? Eu tenho um dinheirinho guardado e queria saber se é errado ou não investir nisso.

É um prazer estudar com você questões acerca da nossa vida cristã. Sua pergunta é muito importante e merece uma atenção Bíblica, uma busca ao que Está Escrito.

Como você pode der em Levíticos 11:16, o avestruz está na lista dos animais “imundos”, ou seja, cuja carne não é comestível. Consequentemente, seus ovos, visto serem a mesma substância, e pelo princípio que está por trás da ordem bíblica de não tocarmos no cadáver de um animal imundo, também não são permitidos por Deus para o benefício de nossa alimentação ou saúde.

Partindo deste entendimento, de que você, como cristã, não usaria os produtos derivados do avestruz como alimento, vamos tratar do assunto da sua pergunta, a “estrutiocultura”, aplicado à vida de um cristãos.

Imagino que você concorda comigo que Habacuque 2:15 seria aplicável à censura de um cristão em ser dono de um bar. Em princípio não estaríamos falando da mesma coisa? Partindo do principio de que “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas”. (Mateus 7:12), de que o corpo humano é o “santuário do Espírito Santo” (I Coríntios 3:16-17 e 6:19-20) que “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando”. (Tiago 4:17) e também que “iremos pagar pelo mal causado à saúde de outros” (cf. Habacuque 2:15), podemos concluir que a venda da carne do avestruz é totalmente, sob todas as hipóteses, condenada por Deus.

O cristão genuíno, que realmente tem fé em Deus e amor pelo próximo (a ponto de não contribuir para que ele peque comendo algo que está condenado pela bíblia) irá abster-se de tal prática. O Ideal é que a pessoa troque de trabalho (se não conseguir entrar em um acordo com o patrão), que invista seu capital em outra fonte de renda, e que exerça sua fé em Deus, crendo que Ele, sendo dono de todas as coisas, inclusive da prata e do ouro (Ageu 2:8) poderá ajudá-lo a providenciar seu sustento (ver Salmo 37:25). Quando você estiver testemunhando sobre o estilo de vida cristão para alguém, como é que você vai ensiná-lo a não comer carne de avestruz, sendo você uma promovedora do ato?

Mas aí você pode argumentar que a criação de avestruz não se destina somente à venda da carne desta ave, mas também ao aproveitamento do couro e da plumagem. Mas estes dois últimos produtos são um aproveitamento secundário da atividade da estrutiocultura. É muito claro que o objetivo principal é uso da carne do animal. É diferente de criar cachorro, por exemplo. Um cristão cria cachorro com a consciência limpa de que não está promovendo a alimentação de carnes imundas. Agora, se você quiser criar avestruz como bicinho de estimação, aí é outra história.

Reconheço que o investimento em estrutiocultura é, economicamente falando, muito convidativo para, não somente a prosperidade financeira pessoal, mas uma porta aberta, em potencial, para o vigor econômico do nosso país. Entretanto, Deus quer que sejamos sábios, quanto á aplicação dos nosso recursos (Is 55:2; Ez 18:8; Sl 15:5; Lc 19:23), pois o que é mais importante, a sabedoria em Deus ( a consciência dos deveres das práticas de fé e do testemunho) ou o nosso bolso? “A sabedoria protege como protege o dinheiro; mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor” (Ec 7:12; ver também I Tm 6:10), logo, “de que serviria o dinheiro na mão do insensato para comprar a sabedoria, visto que não tem entendimento?” (Pv 17:16).

Há outras fontes de renda para as quais podemos convergir nossos recursos materiais com o fim de obter lucros. Isto não é pecado (cf Lc 19:23). Você pode pedir a algum amigo universitário que esteja tendo aulas de economia para pedir a seu professor da área, várias dicas sobre como aplicar o dinheiro para ter rentabilidade. Por variação possível em relação à quantidade, época e regionalismo, não entrarei neste detalhe por meio desta postagem.

Mas tenho a certeza de que se você pedir a Deus que lhe mostre como Ele quer que você invista seus recursos, ele vai lhe mostrar um caminho melhor. “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida” Tg 1:5.



Um abraço do seu amigo e irmão em Cristo,


Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com