terça-feira, 10 de janeiro de 2012

ANGÚSTIA E BÊNÇÃO - Gênesis 31-33

Você que nos acompanha neste plano de ler a Bíblia inteira em um ano, deverá ler, hoje, Gênesis 31-33. No capítulo 32, está descrita a agonia de Jacó, que foi uma angústia tão grande, que o próprio Jesus desceu na forma de anjo para estar com ele.
Essa angústia toda era porque Jacó tinha feito muitas coisas erradas no passado e agora estava sentindo o peso que as conseqüências iriam trazer sobre ele; carregava aquele peso esmagador sobre si, até no seu nome. Não sei se você já teve a curiosidade de ir a uma biblioteca e pesquisar sobre os significados dos nomes. Por exemplo: Você sabia que “Adão”, significa “vermelho”? Daniel significa “Deus é meu Juiz”, Maria, significa “pomba”, e assim por diante. Os nomes têm seus significados.
E a nossa leitura de hoje, fala sobre uma pessoa que teve que mudar de nome, porque o nome dele não era lá aquelas coisas. Jacó significa “traidor”. Que triste! Por onde ele ia, as pessoas o chamavam: “oh, traidor!”. Mas se você se chama Jacó, não fique triste, porque Jacó também significa “Deus protege”.
Deus protegeu Jacó. Mesmo depois dos erros que ele havia cometido contra a família e o próprio Deus. O traidor, Jacó, bem diferente do traidor Judas, se agarrou em Jesus e disse: “Eu não vou deixar você, enquanto eu não receber a Sua bênção.” E o resultado?
Jesus tirou o peso daquele lutador e mudou seu nome. Parece que Jesus gosta de mudar os nomes, pois mudou o nome de Simão para Pedro, de Saulo para Paulo e vai mudar o nosso nome lá no Céu. Para Jacó, naquela noite de luta, Jesus disse: “de agora em diante você não será mais o Jacó, não será mais visto como o traidor. De hoje em diante você será chamado de Israel, que quer dizer “aquele que luta com Deus”.
Da história de Jacó, aprendemos algumas coisas: que enganar é uma péssima escolha, porque, além de prejudicar os outros, prejudicamos a nós mesmos; nenhum pecado é tão grande e terrível ao ponto de Deus não poder perdoá-lo; e, muitas vezes, a convivência em família é difícil, mas devemos fazer o melhor para que sempre haja um clima de amizade e compreensão.
Agora, pegue sua Bíblia, faça sua leitura para hoje e termine sua devoção pessoal com uma oração, dizendo mais ou menos assim: “Senhor, não me permita ser um traidor; por favor, não me deixe levantar desta oração, sem ser abençoado por ti”. E deste momento em diante, você será visto por Deus, como um cristão guerreiro que, verdadeiramente, veste a Sua armadura.

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com