segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

EXISTE ESPERANÇA - Gênesis 4-7

Vamos cumprir com o nosso objetivo? Qual é o recado de Deus para nós, hoje, através da Bíblia? Por falar em “hoje”, você já teve, ou sabe se vai ter algum tipo de dificuldade neste dia? Se a reposta é “sim”, saiba que não está sozinho. Veja isso, lendo Gênesis capítulos quatro a sete.
Gênesis quatro nos ajuda a entendermos as conseqüências do pecado e o estrago que ele faz na raça humana. Ao meditar nessa leitura, você conseguirá ter a mente impressionada com as implicações da morte espiritual que cravou suas garras na humanidade. A intenção do relato de Gênesis 4 é clara: Deus quer que entendamos a seriedade do pecado, dramatizada no ódio de Caim, ao assassinar o próprio irmão. Mas este capítulo da Bíblia não nos deixa sem esperança, pois mostra o consolo que Deus deu para Adão e Eva por terem perdido Abel através do nascimento de Sete. E depois que o netinho Enos nasceu, aquela família passou a invocar o nome do Senhor. Quando recebemos a esperança que Deus dá, somos impelidos a invocá-Lo.
No capítulo cinco, uma das palavras mais repetidas é “morreu”. A genealogia segue uma estrutura de texto que diz que fulano viveu tantos anos, gerou a beltrano, teve filhos e filhas, e morreu. E o próximo também fez coisas semelhantes, e morreu... e assim, por dez gerações. Entretanto, neste obituário também encontramos um lampejo de esperança: o sétimo da lista era Enoque, alguém que buscava a Fonte da perfeição. E ele a encontrou. Se andarmos com Deus, Ele dará a perfeita vida eterna.
Todavia, depois que Enoque foi para o Céu, o povo continuou se corrompendo. É incrível ver como a maioria sempre ignora a Deus. O mais inspirador é sabermos que, em todas as épocas, Deus sempre teve os Seus fiéis, os que confiam no Senhor, a ponto de descansar todas as preocupações nEle.
Dentro de nós, há um turbilhão de sentimentos que se agitam. Temos carência de paz, esperança, consolo e descanso, porque vivemos em um mundo onde os elementos reinantes são, exatamente, o contrário. O que impera no estresse nosso de cada dia é a solidão, a correria, a ansiedade, o desespero. O que fazer?
Leia Gênesis quatro a sete e veja o que Enos, Enoque e Noé fizeram. Você pode viver o resumo da história deles. Comece o dia fazendo seu culto pessoal, invocando o nome do Senhor. Durante todo o dia, medite na leitura da Bíblia e, assim, você estará andando com Deus. No final dele, se as coisas não tiverem saído cem por cento, deixe-as com o Senhor e descanse em paz.

Um abraço,


Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com