quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

MAIS QUE SACRIFÍCIO, PRIVILÉGIO - Êxodo 28-29

Neste momento você está lendo o comentário do programa de ano bíblico. Mas talvez você pergunte: “O que é o programa de ano bíblico”? Não é mesmo? É o plano de lermos a Bíblia inteira, em um ano, um pouquinho a cada dia. A gente vai lendo - particularmente - e refletindo em dois, três, ou, no máximo, quatro capítulos por dia, e no final do ano, estaremos nos últimos capítulos do Apocalipse. E então (se você ainda não está participando), quer participar deste pano?
Talvez você esteja pensando: “Ah, não, vai ser trabalheira demais, ter que ficar lendo três capítulos da Bíblia todos os dias”. Meu amigo, se você está pensando assim, então, seria muito bom que você fizesse, pelo menos, a leitura de hoje: Êxodo 28-29. Neste texto sim, está a história de uma verdadeira trabalheira. Que labuta, para ser um seguidor de Deus! Para que a vida ligada a Deus fosse contínua, cada vez que alguém pecasse, tinha que fazer confissão, matar um animal e obedecer uma enorme lista de ritos e observâncias. E ainda há quem diga que atualmente é difícil ser cristão? É muito mais fácil! Cristo morreu por nós, uma vez por todas, e hoje nós somos considerados sacerdócio eleito de Deus. Veja, nos livros escritos por Moisés, que luta, era ser sacerdote.
Naquela época, Deus escolheu Arão e seus filhos para serem sacerdotes. A palavra sacerdote, no AT, referia-se as encarregados do culto, que ofereciam o sacrifício. Hoje, se somos crentes em Jesus, Ele nos considera “sacerdotes para servir a seu Deus” (Apocalipse 1:6). Logo, se constituímos um sacerdócio real (1Pedro 2:9), por ser sacerdote, o crente se oferece como sacrifício vivo (Romanos 12:1). O comentário do grande reformador João Calvino sobre isto é o de que “visto que nos reconciliamos com Deus, em Cristo, através de seu verdadeiro sacrifício, somos, todos nós, por sua graça, feitos sacerdotes com o fim de podermos consagrar-nos a ele como sacrifício vivo e tributar-lhe toda a glória por tudo o que temos e somos. Não resta mais nenhum sacrifício expiatório para se oferecer”.
Que privilégio, ser cristão, na época em que vivemos. Não precisamos ficar matando bodes, carneiros, bois, descarnando tantos bichos e mexendo com tanto sangue. Basta ir a Deus, porque “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”. Diante disso, seria muito sacrifício, ler apenas alguns capítulos da Bíblia, diariamente? Não é sacrifício, é privilégio. Oro para que, ainda hoje, o Espírito Santo o convença disso. Que Ele lhe dê forças, para você ler Êxodo 28-29.

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com