quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

ABRAÃO - Gênesis 12-15

O livro de Gênesis pode ser dividido em duas grandes seções. A primeira vai até o capítulo onze, falando das origens. A segunda começa no capítulo doze e narra a história dos patriarcas. O capítulo doze representa o começo de uma nova etapa no desenvolvimento dos seres humanos, na qual Deus começa a agir para libertar a humanidade do pecado a partir da revelação de Deus a Abraão.
O Comentário Bíblico do Professor, da editora Vida, conta que na história do mundo antigo, Abraão é o personagem mais importante. Tanto os islâmicos quanto judeus e cristãos o vêem como o pai da fé. A arqueologia já explorou a cidade de origem, a rota da jornada e as ruínas das cidades de Abraão. Tudo confirma a história como a Bíblia diz. A revista National Geografic declarou: “Abraão, o patriarca, concebeu uma grande, mas simples idéia: a de um único Deus todo-poderoso.”
Costumamos dar a Abraão, a consideração de que ele se tornou um modelo da fé que salva. Mas o importante sobre ele é que, através dele, Deus revelou Seu propósito para o Universo. Deus, ao fazer uma aliança com ele, deu-lhe lindas promessas, evidenciando que Ele está na direção da história. Isto nos dá segurança, pois percebemos que o nosso mundo pessoal é, também, uma existência cheia de significado. E o significado vai longe. Quase 2000 anos depois que Abraão viveu, Paulo escreveu sobre esse pai da fé:

“Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas... Pela fé Abraão e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa. Assim, daquele homem já sem vitalidade originaram-se descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como a areia da praia do mar” (Hebreus 11).

Essa é uma memória póstuma muito bonita. Mas não pára aí. Na narrativa, Paulo ainda mostra que a existência de Abraão tem um significado que transcende a própria morte, porque ele esperava por uma vida melhor: no Céu.
E você, compara sua vida à de Abraão? Hebreus diz que os que procederem como Abraão, mostram que estão buscando uma pátria melhor, isto é, a celestial. Por essa razão, Deus não se envergonha de ser chamado o seu Deus e prepara uma cidade para você.
Procure viver como Abraão viveu. Leia Gênesis capítulos 12 a 15 e você será um participante dessa mesma fé.

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com