quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

TESTEMUNHOS CAVADOS EM SIQUÉM - Gênesis 34-36

Vamos conhecer algumas curiosidades sobre o local da leitura bíblica de hoje: Siquém. Os estudos em arqueologia mostram que a cidade fica perto de uma aldeia moderna chamada Balata, ao norte da estrada, num vale muito bonito, entre os montes Ebal e Gerizim.
Se você ler Gênesis 12:6-7, verá que Siquém foi o primeiro lugar que Abraão visitou na Palestina. Já no capítulo 33, estudamos que Jacó e a família dele foram para lá, ergueram um altar e cavaram um poço que ficou conhecido como “O Poço de Jacó”, onde os irmãos de José apascentavam os rebanhos.
Outra curiosidade é que, segundo o que está escrito em Josué 24:32, foi ali que os ossos de José foram enterrados. Se você ler 1 Reis 12:1, verá Jeroboão estabelecendo sua residência real no mesmo lugar que Josué tinha reunido as doze tribos de Israel, que Roboão tinha sido coroado e que a monarquia tinha sido dividida. Tudo isso em Siquém.
O primeiro arqueólogo que conduziu escavações ali, no período de 1907 a 1909, se chamava Carl Watzinger. Mais tarde, um outro arqueólogo chamado Ernest Sellin deu prosseguimento. De 1956, para cá, o trabalho de escavação na região é realizado pela Expedição Arqueológica Drew-McConnick.
Na verdade, as escavações arqueológicas em Siquém viraram uma verdadeira escola para muitos jovens que estão aprendendo arqueologia. São empregados muitos recursos nas escavações e o interessante, é que esse empreendimento faz com que muitas coisas legais sejam descobertas. Por exemplo: templos, portas, um grande número de peças de alvenaria, ferramentas, moedas e outros objetos menores. E às escavações arqueológicas em Siquém, grande parte da história — tanto a história secular quanto a história bíblica — vem sendo confirmada.
Os escavadores encontraram restos de um grande muro da Idade do Bronze Médio com uma porta que, provavelmente, seja aquela porta citada em Gênesis 34:24. Eles também encontraram, dentro da cidade, a “Torre de Siquém”, que é mencionada em Juízes 9:46-49. Era um edifício sólido, com paredes de cinco metros de espessura, com duas fileiras de colunas enormes, que sustentavam o teto e que, provavelmente, fossem segundo piso.
A lista de achados arqueológicos em Siquém vai longe, porém, não conseguimos comentar tudo aqui. Mas sabe por que estou comentando isso? É apenas para lhe dar mais uma evidência de que esses locais, pessoas e eventos que você vai encontrar na leitura de hoje, realmente existiram. As escavações arqueológicas modernas são um testemunho silencioso de que a Bíblia é verdadeira. A leitura que você está fazendo da Bíblia, hoje, é um trabalho silencioso no seu coração para aceitar essa verdade.


Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com