sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PÁSCOA - Êxodo 12-13

Como a comemoração da Páscoa, atualmente, não tem tido nada a ver com a verdadeira origem da Páscoa, quero aproveitar que a leitura de hoje está em Êxodo 12-13, onde encontramos a história da primeira Páscoa comemorada no mundo, para fazer um comentário sobre a Páscoa bíblica. É certo que ainda estamos em 20 de janeiro, bem longe da Páscoa. Mas isto já lhe servirá para preparar-se melhor para a páscoa deste ano: 2012.
Vejamos um pouco da cultura. A Páscoa, originalmente falando, não tem coelhos ou ovos de chocolate. Você lembra da história das 10 pragas no Egito? Antes de cair a última praga, que foi a morte do primeiro filho de cada família, os israelitas celebraram a primeira páscoa da seguinte forma: cada família matou um cordeiro.
Eles recolheram o sangue do animal cordeiro em uma bacia e, com uma esponja, passaram daquele sangue nos portais das portas das casas, nos batentes laterais e no batente de cima da porta de saída de todas as casas dos israelitas. Quando deu meia noite, o anjo de Deus veio passando para matar o filho primogênito de cada família que morava no Egito. Os israelitas moravam lá também, mas o anjo não iria matar quem estivesse ao lado de Deus, comemorando a verdadeira páscoa.
O sinal para o anjo saber era o sangue na porta. Para que acontecesse a libertação daquela apostasia e escravidão, que eram um grande contexto de pecado, precisaria haver derramamento de sangue. Afinal, o salário do pecado não é a morte? Mas como a porta das casas dos israelitas já estava assinalada com o sangue do cordeiro, o anjo passava por cima das casas deles e não matava ninguém.
O sangue foi a garantia da vida porque ele simbolizava o sangue de Cristo que, conforme o João 1:29, é o verdadeiro Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Portanto, a palavra Páscoa significa “passar por cima”, “passar por alto”.
Agora, como devemos comemorar a Páscoa hoje? Do jeito que Jesus comemorou com os discípulos, como está em João 13-17. Em 1Coríntios 11:17 em diante, você pode encontrar a instrução de como celebrar a verdadeira Páscoa cristã.
O significado completo da comemoração da Páscoa é a espera e o preparo para a vinda da libertação, por meio de Jesus. Se você confiar no sangue do cordeiro que limpa o pecado do mundo e confessar seus pecados a Deus, Ele não se concentrará na sua falta de mérito, mas sim, na sua fé. Deus passará por alto todos os seus defeitos e lhe dará a libertação em Cristo Jesus. Esta é a verdadeira Páscoa.
E a instrução de Jesus foi: “Faça isso, em memória de mim, até que eu venha”.

Assista ao Vídeo sobre a História a e a Origem da Páscoa clicando Aqui.

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com