domingo, 29 de janeiro de 2012

LEI - Êxodo 34-36

Gênesis 34 descreve como aconteceu a segunda edição dos Dez Mandamentos. Porque Moisés quebrara o material gráfico onde Deus havia escrito a primeira edição. Então agora, Deus pediu para Moisés lavrar duas tábuas de pedra, como as primeiras, que então Ele, Deus, escreveria nelas as mesmas palavras que estavam escritas nas primeiras tábuas, que Moisés havia quebrado. Que lições podemos tirar do fato de Deus escolher escrever na pedra, e não em algum outro tipo de material? Por que Deus escreveu os Dez Mandamentos em duas tabuas de pedra? Desta curiosidade, podemos tirar algumas lições muito práticas para nossa vida.
Calvino o teólogo da Palavra e do Espírito, escreveu: “A Lei consiste de duas tábuas: a primeira das quais ensina sobre o culto divino... e a segunda, os deveres do amor”. Isto explica Mateus 22:36-40.
A lei de Deus, é uma transcrição do Seu caráter eterno, que é justiça e misericordiosa. Logo, a Lei seria o escrito mais importante que a humanidade iria ler. Certa vez, um noivo estava muito pensativo, por querer impressionar sua noiva, na hora do casamento, com a demonstração do quanto a amava. Então teve uma idéia: comprou uma linda placa de metal onde mandou gravar a sua declaração de amor. E na hora da cerimônia de casamento, ao dar a placa para sua amada ele falou que havia cravado a declaração de amor no metal para ser uma escrita que fosse apagada, por querer que o amor entre eles fosse assim: um amor que jamais se apagasse. Penso que aquele noivo copiou de Deus. Deus esculpiu o decálogo em tábuas de Pedra porque ele nunca deveria ser esquecido: evidência da validade eterna da Lei de Deus. O próprio bispo de Hipona, Agostinho, que foi considerado o doutor da graça, reconhecia que a Lei é eterna.
A Lei de Deus é a escrita mais importante das Escrituras porque é a única parte da Bíblia que foi o próprio Deus quem escreveu, a punho próprio. E ainda tem gente que tem a audácia de querer dizer que a Lei foi abolida. Você acredita? Acho que foi por isso que tanto Jesus quanto Paulo foram tão francos em dizer que a Lei não foi abolida (Mateus 5:17-19; Romanos 3:31). É uma pena que existam tantas pessoas que não guardam a Lei, não é mesmo?
A Lei divina é uma bênção. Ela nos mostra o caminho a seguir e nos livra de sofrimentos. Se toda a humanidade tivesse esse código moral no coração, nosso mundo seria outro. Saberíamos respeitar tanto a Deus quanto aos nossos semelhantes. Poderíamos transformar o nosso planeta num lugar bem melhor para viver.

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com