terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O LIVRO DE ÊXODO - Êxodo 1-4

Se estivermos levando a sério esse assunto de ler a Bíblia em um ano, hoje deveremos começar seu segundo livro. Até ontem, estivemos, desde o dia primeiro, lendo e refletindo sobre o livro de Gênesis. Mas como estamos passando para Êxodo e vamos ficar até o fim do mês lendo esse livro, é bom que, antes de mergulhar direto nas histórias dele, tenhamos uma visão geral desse livro.
Então, pegue sua Bíblia e dê uma analisada no livro, primeiramente olhando por alto e, depois, cavando detalhes mais profundos. Folheie todo o livro, olhando os títulos para ter uma visão geral e aguçar sua curiosidade. Você verá que Êxodo tem 40 capítulos.
E uma observação que já faço é que, para termos uma leitura mais aproveitada de Êxodo, o ideal é que esse livro seja estudado juntamente com um esboço da vida de Moisés, desde sua origem, sua família, até quando ele aparece para Jesus, no monte da transfiguração. E Moisés não é só o personagem central de Êxodo, ele também é o autor do livro.
Nessa leitura, você terá, como tema principal, um pedaço da história de Israel que vai desde a morte de José até a construção do Tabernáculo.
Agora, enfocando melhor a palavra Êxodo, ela quer dizer saída. O Êxodo foi a partida dos israelitas do Egito, quando eles foram libertados da escravidão. Alguns historiadores dizem que esse acontecimento foi em, mais ou menos, 1280 a.C., e, outros, que o Êxodo aconteceu em 1440 a.C.
Mas o que importa é que o êxodo é o fato mais importante da história do povo de Israel porque mostra como um povo escravo foi transformado numa nação cheia de esperança no futuro.
O Êxodo foi mesmo um milagre que se realizou pelo poder de Deus e pela liderança de Moisés. Então, se existe uma palavra chave nesse livro, essa palavra é libertação. Ao narrar essa libertação, o relato mostra quatro partes do povo Israel.
Na primeira parte do livro, os capítulos 1 e 2 mostram o povo sendo oprimido e os acontecimentos dos primeiros anos da vida de Moisés. Já, a segunda, é uma fase de libertação, que vai da história da Sarça ardente, no capítulo três até quando eles celebraram a Páscoa no capítulo 12.
Aí, na terceira, fala sobre um período de disciplina do povo de Israel e, a quarta parte, onde eles tiveram um período de legislação e organização.
Eu lhe incentivo a ler o livro de Êxodo todinho, de hoje até no dia 31, porque sei que será uma leitura empolgante. E que, acima de tudo, vai aumentar sua fé no Senhor.

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com