Desde a leitura de ontem, você deve estar se deparando com uma expressão bíblica muito chocante, que aparece na seqüência. É quando a Bíblia diz que Deus endureceu o coração de Faraó.
E então? Você está pronto para mais três capítulos da Bíblia? A leitura bíblica de hoje é Êxodo 9-11.
Existem pessoas que, fazendo uma leitura superficial, questionam: “Mas como pode! Será que Deus induziu Faraó a pecar e teria sido a própria origem do mal dele?” Não! Afinal, isso não combina com Deus.
Preste atenção. Em Êxodo 3:19, Deus revelou para Moisés que Ele já sabia que Faraó não deixaria o povo sair, a não ser que fosse obrigado a fazer isso. Não que Faraó fosse um robozinho programado, mas, analisando o contexto da história e o caráter que Faraó tinha construído, chegamos à conclusão de que seria óbvio que Faraó teria um orgulho enorme. Deus, como uma pessoa experiente, que com uma visão mais ampla, conseguia enxergar melhor todo o contexto de causas e efeitos, estava simplesmente avaliando o que, obviamente, iria acontecer.
Então, porque a Bíblia fala que o coração de Faraó endureceu? É simples! Você pode entender isso fazendo uma experiência. Num dia em que estiver fazendo bastante calor e que a luz estiver brilhando bastante, vá até o pátio da sua casa e coloque dois pratos no chão expostos ao Sol. No primeiro prato, você coloca cera em pasta. No outro, põe barro, tão pastoso e umedecido quanto a cera. Espere umas cinco horas para ver o que vai acontecer. Você perceberá que o mesmo Sol que amolece a cera, endurece o barro.
Entendeu o que aconteceu com o coração de Faraó? Foi o contrário do que aconteceu com Moisés. Deus, quando se revela ao coração humano, se este coração for sensível, vai se derreter. Agora, se ele for insensível, vai resistir e endurecer. Moisés tinha um coração de cera, sensível a Deus, disposto a humilhar-se perante Ele. Faraó tinha um coração de barro, insensível, que quanto mais resistia, mais empedrado ficava.
Então, quando a Bíblia fala do coração duro de Faraó, está, simplesmente, se referindo ao resultado natural da revelação de Deus que acontece em cada coração humano, dependendo da postura que cada ser humano tomar, no modo como ele vai receber, aceitar ou não. Figuradamente falando, tem gente que entrega o coração para Jesus, como uma cera para Jesus modelar e gente que se fecha igual a um torrão bruto.
E você, tem o coração de cera ou barro? Entregue seu coração para Jesus, e deixe que Ele derreta-o e transforme-o conforme Sua graça.
Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva
amei este esclarecimento.obr..
ResponderExcluir