A leitura bíblica de hoje se resume a três capítulos, mas tem uma infinidade eterna de ensinamentos. No primeiro destes capítulos (Êxodo 18), você vai ver o sogro de Moisés trazendo a mulher dele, de Moisés, e seus filhos, para se encontrarem com aquele pai de família. E ainda no mesmo capítulo, podemos ver a organização que Moisés fez entre o povo, nomeando os auxiliares dele, orientado ainda pelo sogrão querido: o senhor Jetro.
No capítulo seguinte (19) acontece um episódio do qual, há poucos dias, lembrei-me. Certo dia, minha esposa e eu fomos ao pico do Itapeva. O pico do Itapeva fica perto de Campos do Jordão, no município de Pindamonhangaba. Na realidade, a gente não foi até lá para fazer turismo. É que lá, no pontinho mais alto, está a torre de transmissão da rede Novo Tempo (onde trabalhávamos) que gera o sinal de televisão para todo o vale do Paraíba. Pode imaginar: é um lugar muito alto. São mais de dois mil metros acima do nível do mar. Enquanto lá embaixo, no vale, faz calor, ali, no pico do Itapeva, a gente treme de frio. Mas é muito emocionante, ficar na pontinha da montanha, acima de muitas nuvens, e olhando o mundo que está lá em baixo. Quando estávamos ali, lembrei-me de Moisés subindo o monte para encontrar-se com Deus. A sensação é a de que Deus está mais perto. Brinquei com minha esposa: “Meu amor, me dá um abraço aqui, porque, perto do Céu, o casamento vai ficar bem abençoado”. Moisés subia tão alto em sua escalada espiritual, a ponto de colocar-se diante da própria presença física da manifestação divina. E foi nesse pico de relacionamento, nesse ápice do encontro do divino com o humano (capítulo 20), que foi revelado para a humanidade, o código eterno do caráter de Deus: os Dez Mandamentos. Conhece?
Segundo Loron Wade, os Dez Mandamentos são os princípios divinos para melhorarmos os nossos relacionamentos. É de se pensar: o Decálogo não é um artefato de vitrine, mas sim, uma fonte de sabedoria prática. Esses princípios oferecem soluções para os problemas e as situações reais que enfrentamos no cotidiano. A prova disso é justamente essa aplicação, que pode ser feita racionalmente, na vida diária.
Pense bem: “o que aconteceria se todos nós levássemos em consideração toda a sabedoria e toda a prática dos Dez Mandamentos?”
Já pensou? Ainda não? Então vou dar-lhe a resposta. Se isso acontecesse, o Céu chegaria tão perto da Terra, que nós estaríamos prontos para a vida eterna. Chegaríamos ao pico da existência eterna. Foi para esse plano que Deus lhe criou. Você aceita?
Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com