segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Deus Satisfaz o Homem?

Deus se dá ao capricho de satisfazer os desejos do coração do homem? Como posso entender Salmo 37:4?

Parabéns por procurar entender a palavra de Deus. O verso quatro do Salmo 37 é melhor entendido se não for analisado isoladamente, mas em seu contexto. Você já notou o quanto este verso e os outros, antes e depois dele, se parecem, em sua estrutura?

Observe:


Verso
Semeie o bem
Colherá o bem
3
Confia no Senhor e faze o bem;
habita na terra e alimenta-te da verdade;
4
Agrada-te do Senhor,
e Ele satisfará os desejos do teu coração.
5
Entrega o teu caminho ao Senhor,
confia nele, eo mais ele fará.



Agora, o que precisamos saber, é o que estes versos têm a ver com o texto num todo, ou seja, o que eles querem dizer. O Salmo 37 é um poema organizado em ordem alfabética, no hebraico. O chamamos de salmo didático, ou sapiencial. Quem o escreveu foi Davi, refletindo sobre quando as pessoas justas sofrem e vêem, ao mesmo tempo, que muitas pessoas más prosperam e vivem felizes. Logo, estas pessoas justas se perguntam se é verdade que Deus governa o mundo com justiça. Este poema, como o livro de Jó e os salmos 49 e 73, trata de responder a esse inquietante problema, mostrando que a felicidade dos perversos é temporária.

Talvez possa haver alguma dúvida, quanto ao risco que Deus estaria correndo em satisfazer os desejos de um coração humano. Mas note que a promessa é submetida à condição de que tal coração tenha os seus gostos ancorados no Senhor. Um coração assim, obviamente terá os seus desejos segundo o coração de Deus.

Como conclusão, deixo-lhe o conselho do próprio verso em questão, recomendando-lhe que procures colocar como sendo os anseios do seu coração, a vontade de Deus. Logo, Ele poderá realizar os seus sonhos, por serem conforme os desígnos dEle.


Um abraço,

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Como interpretar corretamente o conceito de "Israel" nas profecias bíblicas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com