sábado, 3 de dezembro de 2011

O Caminho, a Verdade e a Vida - Terceira Parte

O que os autores não-adventistas dizem sobre João 14:6?

As exegeses que a maioria dos teólogos, exegetas e comentaristas fazem ao se referirem a esta passagem de São João 14:6 tendem a enfocar a expressão "Eu sou o caminho" como sendo o englobamento geral de toda a mensagem do versículo. Mas percebemos que isso é feito, sempre referindo-se a Cristo como único meio de salvação, num consenso em admitir a necessidade que o ser humano tem, tanto de Deus, quanto de sua revelação.

O caminho se faz com a humanidade de Jesus pela encarnação trazendo a vida e a verdade de Deus. Note essa declaração, de um dos mais respeitados comentários bíblicos “Apesar da coordenação das três condições, o Cainho, a Verdade, e a Vida, a ênfase se recai claramente na primeira, e conclui como uma dedução da cláusula principal: ‘ninguém vem ao Pai senão por mim’”[1].

A expressão “Eu sou o caminho”, adequadamente define a Jesus em “Seu papel de mediador entre Deus e Homem; como a verdade, Ele é o mediador da revelação de Deus, e como a vida, Ele é o mediador da salvação que é vida em Deus”[2]. E isso leva a uma curiosidade.

No tempo em que Cristo viveu aqui na Terra havia uma forte tendência da busca de coisas esotéricas para suprir as necessidades da alma. Cristo, ao dizer que era o caminho, estava declarando aos seus discípulos que, bem ao contrário dos apocalípticos ou agnósticos, o crente não precisava de algum conhecimento esotérico especial, do além, para seguir agora no caminho da salvação[3], pois em segui-lo havia suficiência plena, dispensando qualquer outro meio optativo que os atraísse naqueles idos. Isso era uma convocação para uma religião mais racional, mais ao mesmo tempo sensível.

Esta suficiência pode ser claramente vista, na fusão das duas frases do verso quando se analisa o artigo "o" e a palavra "ninguém" no mesmo. Se o Mestre houvesse dito para os seus discípulos que ele era "um caminho", logo, ele deixaria margem de haverem mais caminhos (outros cristos?). Entretanto o artigo "o" torna único tal caminho e faz uma relação direta com a palavra ninguém da segunda frase. Daí surge a razão da maioria dos comentaristas enfatizarem somente a primeira parte do verso, visto ser a última apenas uma confirmação enfática de esclarecimento. Portanto, o plano de salvação é "somente através de Jesus"[4]. Qualquer outro argumento é loucura[5] e agir de outro modo é um "insulto a Deus"[6].

F. F. Bruce justifica a ênfase da condição "caminho" dizendo que "na língua semítica que Jesus falava os substantivos verdade e vida são governados por caminho como se Ele dissesse: 'Eu sou o caminho vivo e verdadeiro'". Mas crê que o "evangelista entendia os três substantivos coordenados" definindo claramente seu objetivo mediador ao vir a esta Terra. Esta coordenação dos atributos vista pelo evangelista é uma forma de “como que uma corporificação da auto revelação de Deus”[7], diz Bruce.
Amanhã, vamos concluir este assunto.

Um abraço,

Twitter: @Valdeci_Junior


[1]George R. Beasley-Murray, Word Biblical Commentary Jonh, 51 vols. (Waco, Texas: Word Books Publisher, 1987) 32:253.[2]Ibid., 252.[3]Cifton J. Allen, Comentário Bíblico Broadman, 12 vols. (Rio de Janeiro: Junta de Educação Religiosa e Publicações,1987) 6:386.[4]James Montgomery Boice, The Gospel of Jonh, 5 vols. (Grand Rapids, Michigan: Zondervan Publishing House, 1980) 3:122.[5]Ibid., 123.[6]Ibid., 127.[7]F. F. Bruce, João Introdução e Comentário, Série Cultura Bíblica, (São Paulo: Sociedade Religiosa Edições e Vida, 1987), 256.

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