sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Texto Bíblico é Falso? Contém Heresia?

Por que I João 5:7 e 8 aparece entre colchetes na Bíblia? Seria um texto bíblico falso? Se é falso, contém heresia?








“Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito.”
 I João 5:7 e 8.

A passagem bíblica que serve como base para a teoria, do suposto “evangelho da água” - 1João 5:7-8 - não tem sustentação. Você já percebeu que a maioria das versões bíblicas a traz entre colchetes. Você sabe por quê? Esta passagem não existe em nenhum manuscrito grego. Ela também não existe em nenhum manuscrito anterior ao século 12. Ela só existe em alguns manuscritos em latim que são cópias diretas da Vulgata.
A primeira vez na história que estes dois versículos aparecem é exatamente na Vulgata. No contexto em que Jerônimo vivia, haviam sérias controvérsias e discussões teológicas sobre problemas relacionados com a trindade e com a doutrina do Batismo, em especial o significado do Batismo de Cristo: daí vem a teoria da ênfase maximizada no significado da água. Por estas e outras evidências, a maioria dos teólogos, estudiosos e peritos, é unânime em concordar que estes dois versos não estavam no manuscrito original, e portanto não tenham sido escritos por João, ou sejam não fazem parte do cânon sagrado.
Apesar disso, tais versos não apresentam heresia. O que não podemos é construir teologia em cima deles. Apesar de parte deste texto não estar na maioria dos textos massoréticos (o que está entre colchetes é, provavelmente, o comentário de um copista sobre o texto), ele não está acrescentando uma heresia na Bíblia, porque a doutrina da Trindade é apoiada em inúmeros textos bíblicos incontestáveis: Mateus 28:19, 2 Coríntios 13:13, Mateus 3:13-17, Judas 1:20, 21, etc.
A prática hebréia, baseada em Deut. 17:6; 19:15; etc., exigia o firme depoimento de duas ou três testemunhas para poder tomar uma decisão em certas disputas legais. João cita aqui três testemunhas apoiando a divindade de seu Mestre (1 João 5:5-6,8), assegurando assim a seus leitores de que sua declaração era digna de fé. 
João apresenta a base na crença no Jesus divino-humano especialmente em resposta aos heréticos que sugeriam que o Espírito veio a Jesus em seu batismo, mas o deixou na crucificação. João insiste que Cristo possuiu o Espírito Santo durante toda a vida terrena (uma vez que Ele nasceu pelo poder do Espírito).
Água, provavelmente refira-se ao batismo de Jesus, quando o Pai declarou sua identificação com o Filho e o ungiu para seu ministério. Sangue refere-se à crucificação, através da qual Cristo completou sua obra. O Espírito testemunha em relação a Cristo em cada momento de sua vida.
Que o testemunho do Espírito Santo em sua vida seja também uma realidade.


Um abraço,

Twitter: @Valdeci_Junior
Débora Christina Teixeira


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Amanhã, irei recomendar um livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com