Continuando o assunto de ontem, hoje vamos ver o que outros autores Adventistas do Sétimo Dia dizem ao comentar o verso em questão. Após nosso estudo realizado em pesquisa, concluímos que, em caráter diferente de Ellen G. White, os demais escritores e comentaristas preocupam-se em escala maior com a análise do verso em si, do que aplicações homiléticas para o mesmo. E a exemplo disto separamos aqui a idéia transmitida de dois modos. Em primeiro lugar, um autor isolado e sua posição, e logo em seguida, uma representação geral dos comentaristas Adventistas através do Comentário Bíblico Adventista Do Sétimo Dia.
Quando analisadas as palavras de Jesus de que Ele é o caminho, a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai se não por Ele, há uma ênfase maior voltada para a introdução do verso no que diz respeito ao caminho ali referido. Este caminho, trata-se de toda uma aceitação de conhecimentos, verdades e do modo de viver que conduzem ao Pai. Ao comparar com o ato de Saulo procurar por alguns que eram do "Caminho" (At 9:2), G. M. Hyde diz que "Saulo de Tarso assumiu a si por seguir os membros da Igreja de Cristo"[1]. E que ao aspirarmos por um novo segmento que nos ajude a corrigir o caráter para melhor, que nos faça ascender na escalada espiritual, "em Cristo" aspiramos por um novo caminho. "A palavra 'caminho' aparece como um sinônimo primitivo de Cristianismo"[2].
De um modo geral, os Adventistas crêem que ao Jesus dizer: "Eu sou o Caminho" (Jo 14:6), ele se apresentava como o caminho ao céu através de sua característica Homem-Deus. Como uma escada que liga os Céus à Terra, por sua encarnação e morte consagra-nos um novo e vivo caminho, tocando a Terra por sua humanidade e os Céus por sua divindade[3]. A verdade é a revelação de Deus e seus ensinos através de Cristo[4], bem como vida é a esperança da resturação de tudo o que Adão perdeu, também por meio dEle, pois devido ao pecado o homem se separou desta única fonte em que há vida original. Estes três atributos de Cristo, conduzem-nos ao Pai[5].
Apresentar a Cristo como o único meio de salvação tendo em vista estes três pontos para conhecermos o Pai é uma característica praticamente unânime entre os Adventistas do Sétimo Dia
Amanhã, continuaremos este assunto vendo o que os autores não-adventistas dizem sobre João 14:6.
Um abraço,
Twitter: @Valdeci_Junior
[1]Gordon M. Hyde, Passos no Caminho da Fé, Lições da Escola Sabatina, n.º 332 (Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1978), 11.[2]Ibid., 15.[3]“I am the way” [Jo 14:6], Seventh-day Adventist Bible Commentary (SDABC), ed. F. D. Nichol (Washington, DC: Review and Herald, 1953-1957), 5:1035.[4]“Verdad” [Jo 8:32], Comentario Biblico Adventista del Septimo Dia (CBASD), ed. F. D. Nichol (Moutain View, CA: Pacific Press Publishing Association, 1987), 5:966.[5]“La vida” [Jo 1:4], CBASD, 5:876.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com