As palavras de São João 14:6 são eternas. O mesmo objetivo com que Cristo se dirigiu aos apóstolos para dizer tais palavras é aplicado a todos hoje.
Ellen G. White usa aplicações homiléticas deste verso para, praticamente todas as áreas da vida. Ela o faz com a finalidade de mostrar que a total dependência que o ser humano tem de Deus só pode ser suprida por uma maneira que é Jesus.
Os outros escritores adventistas analisam este verso como uma revelação de Deus ao homem. Pela encarnação de Jesus como Homem-Deus, ele é o único caminho de salvação
A exegese maior fica com os demais teólogos. Eles parecem concordar na existência de uma ênfase maior na palavra caminho como sendo um resumo de toda a mensagem do verso de que é como conhecer o Pai.
"Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14:6). A simplicidade aparente deste verso bem como sua beleza literária são um convite à atenção de iletrados e cultos para o objetivo maior de Cristo ao visitar este planeta e efetuar todo o plano da redenção.
O fim se consome desde o princípio em suas aplicações. Encontramos aqui uma diversidade exegética dos teólogos e uma grande variedade de aplicações homiléticas de Ellen G. White se fundindo na mensagem da única maneira de mediação entre Deus e o homem, a saber, o próprio Cristo. Seu objetivo é alcançar a todos, portanto suas palavras são simples, bonitas e de profundo alcance. Permissivas de estudos cada vez mais complexos sobre elas mesmas.
“Caminho” é a palavra chave do verso. A Profundidade do estudo detalhado de cada parte do versículo, tendo como ponto de vista o principal meio, ou seja, caminho para a salvação, mostra que ele é uma declaração enfática repetitiva que faz o analisador gravar bem em sua mente a mesma mensagem superficial lida pelo mais simples leigo, colocando a todos em uma mesma posição de igualdade em sua dependência de Deus.
Daí se explica a popularidade do trecho: "Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim"; palavras que trazem uma carga de praticidade a ser aproveitada nas mais diferentes situações da vida, para alcançar o único meio de salvação que é Seu próprio autor, Jesus.
Um abraço,
Twitter: @Valdeci_Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com