domingo, 4 de dezembro de 2011

O Caminho, a Verdade e a Vida - Conclusão

João 14:6 possui um significado mais profundo do que simples metáforas? Jesus utilizou estas figuras de linguagem simplesmente para embelezar suas palavras, ou elas trazem um significado ainda maior?
As palavras de São João 14:6 são eternas. O mesmo objetivo com que Cristo se dirigiu aos apóstolos para dizer tais palavras é aplicado a todos hoje.

Ellen G. White usa aplicações homiléticas deste verso para, praticamente todas as áreas da vida. Ela o faz com a finalidade de mostrar que a total dependência que o ser humano tem de Deus só pode ser suprida por uma maneira que é Jesus.

Os outros escritores adventistas analisam este verso como uma revelação de Deus ao homem. Pela encarnação de Jesus como Homem-Deus, ele é o único caminho de salvação

A exegese maior fica com os demais teólogos. Eles parecem concordar na existência de uma ênfase maior na palavra caminho como sendo um resumo de toda a mensagem do verso de que é como conhecer o Pai.

"Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14:6). A simplicidade aparente deste verso bem como sua beleza literária são um convite à atenção de iletrados e cultos para o objetivo maior de Cristo ao visitar este planeta e efetuar todo o plano da redenção.

O fim se consome desde o princípio em suas aplicações. Encontramos aqui uma diversidade exegética dos teólogos e uma grande variedade de aplicações homiléticas de Ellen G. White se fundindo na mensagem da única maneira de mediação entre Deus e o homem, a saber, o próprio Cristo. Seu objetivo é alcançar a todos, portanto suas palavras são simples, bonitas e de profundo alcance. Permissivas de estudos cada vez mais complexos sobre elas mesmas.

“Caminho” é a palavra chave do verso. A Profundidade do estudo detalhado de cada parte do versículo, tendo como ponto de vista o principal meio, ou seja, caminho para a salvação, mostra que ele é uma declaração enfática repetitiva que faz o analisador gravar bem em sua mente a mesma mensagem superficial lida pelo mais simples leigo, colocando a todos em uma mesma posição de igualdade em sua dependência de Deus.

Daí se explica a popularidade do trecho: "Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim"; palavras que trazem uma carga de praticidade a ser aproveitada nas mais diferentes situações da vida, para alcançar o único meio de salvação que é Seu próprio autor, Jesus.

Um abraço,

Twitter: @Valdeci_Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com