quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O Pastor do Salmo 23: Jesus

Pastor, gostaria de compreender melhor o “pastor” do Salmo 23. Como pastor, o que você diz sobre este “pastor”?

Tenho um amigo que é pastor e tem estudado sobre este assunto em seus estudos de pós-graduação. Abaixo, tudo o que você vai ler, como resposta a esta pergunta, são de autoria do pastor Denilson. Um texto que recomendo.


Há um pastor que deve ser observado com muito mais atenção no cenário da história da humanidade. Pastor este que não só deve ser observado como também devemos seguir seu exemplo de líder, mestre, amigo, misericordioso, amoroso, sábio, fiel, abnegado, destemido, comprometido, humilde e servo! Trata-se de Jesus Cristo, o grande pastor!

O salmista Davi faz uma descrição de Jesus no salmo 23, enfatizando a figura de um pastor que cuida, que alimenta seu rebanho, que não permite que suas ovelhas sofram por falta de água. Este pastor dá total segurança para suas ovelhas, mesmo que tenham que passar por vales perigosos.

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo sempre (Salmo 23).

Neste salmo, é feito um paralelo do cuidado do pastor oriental que cuidava literalmente de ovelhas no contexto de animais carentes e dependentes exclusivamente do seu pastor. É usada esta figura para descrever o cuidado e o zelo de Jesus pelos homens.
Champlin, comentando a expressão, “nada me faltará,” diz:

O pasto era fértil; as terras eram boas; havia abundância de água; o Pastor era poderoso e sábio. Como poderia uma de suas ovelhas sentir falta de alguma coisa? Assim é que a capacidade está vinculada à prosperidade, tanto material como física, na mente dos hebreus. Deixamos a questão nessa altura e esperamos pelo melhor em nossa vida. O pastor, se é um bom pastor, cuida de cada ovelha individualmente. Alguns pastores antigos chegavam a dar nomes pelo menos às principais ovelhas; cuidavam de cada uma delas particularmente. Agiam em favor de todas, coletivamente, e de cada uma especificamente (2001, p. 2119, 2121).

O bom pastor deste salmo faz com que suas ovelhas repousem em pastos verdes e não deixa faltar a água para refrigerá-las. É tudo que as ovelhas necessitam no deserto abrasador. Jesus também jamais permitirá que Suas ovelhas fiquem sem receber o sustento que representa a boa palavra e do Seu amor que é derramado em abundância.

Ao guiar pelas veredas da justiça, Jesus, o bom pastor, livra Suas ovelhas da condenação da lei, dando a própria vida em lugar das ovelhas que estavam perdidas para sempre. O bom pastor salva as ovelhas das garras do lobo mau, Satanás, que estava pronto para devorá-las. Tudo isto foi feito por amor do Seu próprio nome. Mesmo que as ovelhas tenham que passar pelo vale da sombra da morte, o bom pastor não permitirá que esta destrua por completo a saúde de suas ovelhas, pois a morte foi tragada na cruz do calvário, ela não tem domínio nenhum sobre a vida das ovelhas de Cristo, graças a ação honrosa e destemida de Jesus, o bom pastor.

O terreno em que as ovelhas do bom pastor caminham é bastante perigoso, porém, a bondade e a misericórdia certamente estarão dando suporte até chegarem em terra firme e segura, a terra prometida, onde pastor e ovelhas viverão para sempre sem perigo, sem tristeza e sem dor.

O evangelista João faz uma forte e maravilhosa menção a Jesus como sendo o bom pastor, aquele que é capaz de dar até a própria vida para que as ovelhas tenham vida, e vida plena: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10:11). O profeta Isaías também apresenta Jesus Cristo cumprindo Sua missão de um pastor resgatador da seguinte maneira:

Você, que traz boas novas a Sião, suba num alto monte. Você, que traz boas novas a Jerusalém, erga a sua voz com fortes gritos, erga-a, não tenha medo; diga às cidades de Judá: Aqui está o seu Deus! O Soberano, o Senhor, vem com poder! Com seu braço forte ele governa. A sua recompensa com ele está, e seu galardão o acompanha. Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentam suas crias (Isaías 40:9-11).

Movido por Deus, o profeta Ezequiel faz a seguinte declaração:

Suscitarei para elas um só pastor, e ele as apascentará... A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrantada ligarei e a enferma fortalecerei... Farei com elas aliança de paz e acabarei com as bestas-feras da terra; seguras habitarão no deserto e dominarão os bosques... Já não servirão de rapina aos gentios, e as feras da terra nunca mais as comerão; e habitarão seguramente, e ninguém haverá que as espante. (Ezequiel 34:23; 16, 25 e 28).

A profetisa Ellen White, ao abordar este assunto, faz um comentário bastante relevante com respeito a figura do pastor no cuidado das suas ovelhas no antigo Oriente:

De todos os animais, é a ovelha o mais tímido e destituído de elementos de defesa, e no Oriente o cuidado do pastor por seu rebanho é infatigável e incessante. Antigamente, como hoje, pouca segurança existia fora das cidades muradas. Salteadores das tribos errantes das fronteiras, ou animais de rapina saindo dos covis nas rochas, ficavam à espreita para cair em cima do rebanho. O pastor velava seu depósito, sabendo que o fazia com risco da própria vida. ...Ao conduzir o pastor seu rebanho pedregosas colinas acima, através de florestas e barrancos abruptos, a relvosos recantos à margem da corrente; ao vigiá-lo sobre as montanhas através da noite silenciosa, protegendo-o contra os ladrões, cuidando ternamente da enferma e da fraca, sua vida se chega a identificar com a das ovelhas. Um forte e terno apego o liga aos objetos de seu cuidado. Por grande que seja o rebanho, o pastor conhece cada ovelha. Cada uma tem seu nome, e a ela ele atende, ao chamado do pastor (WHITE, 1995, p. 478, 479).

Para não ficar incompleto e sem sentido, com nenhuma mensagem consistente para as ovelhas de Cristo, ou seja, os seres humanos, obra-prima da criação de Deus, Ellen White faz uma analogia do cuidado do pastor do antigo Oriente para com suas ovelhas, com o pastor Jesus Cristo em relação aos seres humanos: 

Como o pastor terrestre conhece as ovelhas, assim o divino Pastor conhece o Seu rebanho, espalhado por todo o mundo. “Vós pois, ó ovelhas Minhas, ovelhas do Meu pasto: homens sois, mas Eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Jeová.”  Assevera Jesus: “Chamei-te pelo teu nome, tu és Meu.” “Nas palmas das Minhas mãos te tenho gravado” (WHITE, 1995, p. 479).

O cuidado de Jesus é tão especial e verdadeiro pelas Suas ovelhas que Ele é capaz de conhecê-las individualmente e assim comover-se das fraquezas de cada uma delas:

Jesus nos conhece individualmente, e comove-Se ante nossas fraquezas. Conhece-nos a todos por nome. Sabe até a casa em que moramos, o nome de cada um dos moradores. Tem por vezes dado instruções a Seus servos para irem a determinada rua, em certa cidade, a uma casa designada, a fim de encontrar uma de Suas ovelhas. [...] Cada alma é tão perfeitamente conhecida a Jesus, como se fora ela a única por quem o Salvador houvesse morrido. As penas de cada uma Lhe tocam o coração. O grito de socorro chega-Lhe ao ouvido. Veio para atrair a Si todos os homens. Ordena-lhes: “Segue-Me”, e Seu Espírito lhes comove a alma, atraindo-os para Ele (WHITE, 1995, p. 479, 480). 

O pastor Jesus faz todos os preparativos necessários para que suas ovelhas andem em terra firme. Todos os espinhos virgens, ponte agudos, Jesus já os pisou para que as suas ovelhas sintam menos dor. Em meio às matas fechadas, Ele abre clareiras; tudo isso para facilitar a caminhada das Suas preciosas ovelhas do seu pastoreio. Fazendo alusão a isto, Ellen White comenta:

Como o pastor vai adiante das ovelhas, enfrentando primeiro o perigo do caminho, assim faz Jesus com Seu povo. ‘E, quando tira para fora as Suas ovelhas, vai adiante delas.’ O caminho para o Céu é consagrado pelas pegadas do Salvador. A vereda pode ser íngreme e acidentada, mas Jesus por ele passou; Seus pés calcaram os cruéis espinhos, a fim de tornar mais fácil o trilho para nós. Todo fardo que somos chamados a suportar, levou-o Ele próprio (WHITE, 1995, p. 480).

O pastor do Salmo 23 chama homens aqui na Terra para se espelharem nEle e assim cuidarem do Seu rebanho. Homens que são escolhidos para dar continuidade à missão nobre dos Céus. Missão esta que requer abnegação, dedicação, convicção, determinação e amor pelas ovelhas perdidas que ainda não ouviram a voz do Seu pastor. O próprio Jesus foi chamado pelo Pai e assumiu o chamado com convicção, mesmo sabendo que seria desgastante e árdua sua missão de resgatar as ovelhas das garras do leão devorador. Ele não se acovardou por ter conhecimento das dificuldades que constituíam Sua tarefa de cuidar das ovelhas sofredoras. O pastor do Salmo 23 deve ser seguido, pois é um exemplo e modelo perfeito de um pastor que conhece as suas ovelhas, conhece as necessidades delas e pode supri-las com sabedoria e maestria.


Pastor Denilson Soares Ferreira



Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Como acontece o chamado para uma pessoa tornar-se um pastor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com