terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

AMOR EM LEVÍTICO - Levítico 17-19

A Palavra de Deus se renova a cada dia. E, aproveitando isso, quero cavar uma novidade da Bíblia aqui com você. A leitura do nosso programa de leitura da Bíblia proposta para hoje está no livro de Levítico 17-19. Mas irei concentrar-me somente em um capítulo. Aliás, em um só versículo. E... melhor dizendo, vamos comentar apenas uma frase de um verso.
Essa frase está no centro do versículo 18 do capítulo 19 de Levítico. Na segunda parte, diz: “Ame cada um o seu próximo como a si mesmo.” Você se lembra dessa frase? Se você perguntar para qualquer cristão, de quem são essas palavras, sem mencionar capítulo e versículo, o que ele vai dizer? Não lembramos logo de Jesus? Não parece que Jesus foi o autor dessas palavras? Mas, então, porque elas estão no velho testamento?
Vamos tentar buscar a explicação para isso dentro da própria Bíblia? Indo para o Novo Testamento, em João 13:34, percebemos que Jesus está mandando amar próximo. De acordo com Philip Yancey, um autor evangélico, Jesus falava de um mandamento, que estava na Bíblia que Jesus lia.
Interessante é que Jesus era um guardador dos Dez Mandamentos que tinham sido dados para Moisés. Mas, nesse verso, Ele fala de mais um mandamento? Li um livro muito bom e recomendo ele para você. O título do livro é O Décimo Primeiro Mandamento, o qual você pode encontrar na Casa Publicadora Brasileira (0800-9790606). Nesse livro, o autor Dwight Nelson diz que esse é um mandamento número 11, um mandamento a mais, o décimo primeiro. Até aí tudo bem, mas o que parece esquisito, é que Jesus fala que esse mandamento é novo.
Veja o que Jesus diz: “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros.” Como assim, novo mandamento? Será que Jesus não conhecia a passagem de Levítico 19:18? Claro que conhecia. Mas se você continuar a leitura, perceberá no próximo verso o porquê Jesus falou que o mandamento seria novo.
Acontece que aqueles judeus queriam ser identificados como povo de Deus por guardarem os Dez Mandamentos. E Jesus disse algo diferente: a marca identificadora dos Seus seguidores seria o amor. Eles deveriam amar uns aos outros. Você percebe? Apesar de ser necessário guardar os Dez Mandamentos, tanto no Velho quanto no Novo Testamento, o mais importante no comportamento de um cristão, é fazer isso com e por amor, como Jesus fez.
Desejo, para você, um dia cheio de amor. Que sua motivação na caminhada cristã seja o amor a Deus. Encha-se desse amor e contagie aos outros com o puro amor que só Ele concede.
Um abraço com muito amor fraternal.

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com