quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CASTIGO E AMOR - Números 15-16

Deus castiga? Depende do que se quer dizer com a palavra “castigo”. “Deus é amor (1João 4:8)”. Mas a rebelião do Diabo é justamente negar este traço do caráter de Deus e acusa-Lo de injusto. O argumento é que o fato de Deus pedir fidelidade e obediência para Suas criaturas, seja falta de amor.
E para defender seu argumento, primeiramente, Satanás fez com que o ser humano passasse a ser um “fora da lei”, ou seja, que vivesse em pecado. Consequentemente, por causa do pecado, a dor entrou no mundo e finalmente veio a morte. Pronto! O Inimigo conseguiu fazer com que Deus ficasse acusado de ser injusto, porque, aparentemente, Ele não acaba com todo esse sofrimento.
Mas, na cruz, Deus, inquestionavelmente, fez uma exibição de Sua justiça e misericórdia, combinadas. Ele foi tão justo que, não podendo tolerar o pecado, transferiu o castigo para Jesus. Ao mesmo tempo, Deus mostrou amar-nos tanto que “deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. Sim! Na cruz de Cristo, a justiça e a paz se beijaram (Salmo 85:10).
Mas o Diabo continua espalhando fofocas contra o caráter de Deus. É por isso que às vezes questionamos: “Se Deus é justo, por quê Ele permite que o pecado continue? Se Deus é bom por quê Ele castiga e destrói?" A Bíblia responde. Em 2Pedro 3:9 está escrito que o Senhor “é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento”. E em Apocalipse 3:19: “Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se”.
Quando os recursos que conduzem ao arrependimento se esgotam, muitas vezes, em um ato de misericórdia, e por amor, Deus precisa fazer Sua “obra muito estranha (Isaías 28:1)”, eliminando os que escolhem viver à margem dos princípios que imperam no reino eterno. Porque o Senhor é tão justo e tão misericordioso que respeita até o poder de escolha de quem não quer ficar ligado à fonte da vida (João 15). Os rebeldes colhem as conseqüências das decisões que eles mesmos tomam.
Concluindo, podemos dizer que Deus castiga sim, mas somente no sentido de corrigir do mal, ou no sentido de exterminar o mal que não tem mais recuperação. Isso é uma verdade revelada. A Bíblia não esconde.
Entretanto, não devemos deixar que isso influencie a MOTIVAÇÃO do nosso relacionamento com Deus. Veja o que está escrito em 1João 4:18: “No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor”.

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com