segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

FINÉIAS - Números 25-27

No comentário do plano de leitura da Bíblia de ontem, falamos sobre Balaão, o profeta que deu uma mancada muito grande, isso sem falar sobre o que ele fez com o rei Balaque. Ali, foi só o começo. Mas, no encontro com Balaque, apesar de ter se vendido, Deus fez com que o profeta abençoasse o povo. A impressão que dá é que Balaão tinha se apostatado de vez, pois ele estava realmente determinado a prejudicar os ingênuos israelitas. Se não fosse de um jeito, seria de outro.
Sabe o que ele fez para alcançar seus objetivos? O resumo que esclarece bem as coisas está na leitura de depois de amanhã, em Números 31:16. Veja o que diz a respeito das mulheres midianitas: “Foram elas que seguiram o conselho de Balaão e levaram Israel a ser infiel ao Senhor no caso de Peor, de modo que uma praga feriu a comunidade do Senhor.” Prevaricação? Caso de Peor? Praga? Leia Números 25-27 para conhecer a história.
No capítulo 25, fala de alguém que possuía o caráter muito diferente de Balaão. O interessante é que ambos trabalhavam na obra do Senhor. Por isso, não devemos julgar a todos, generalizadamente, por causa da atitude de um que represente o grupo. Nem sempre!
Por exemplo, quando falamos de Finéias, geralmente se imagina um homem pervertido, mau, que morreu debaixo da maldição do Senhor. Sim, realmente existiu um homem chamado Finéias que foi um mau sacerdote. Essa história acontece muitos anos depois, no livro de Samuel.
O Finéias da nossa leitura de hoje teve um caráter muito diferente, tanto do seu futuro chará, quanto de Balaão, que se julgava representante de Deus.
Finéias foi um exemplo digno de ser lembrado e seguido. Ele era filho de Eleazar e neto de Arão. O que se destacou nele foi a coragem de não ir com os outros. Você já ouviu falar em gente que é do tipo “Maria vai com as outras”? Pois é, Finéias, não era um “maria vai com as outras”. Enquanto o povão estava pecando descaradamente, ele foi para a congregação. Enquanto a congregação não sabia fazer mais nada além de ficar se lamentando, ele levantou e foi resolver o problema. E olha que ter um comportamento diferente de todos e chamar assim o pecado pelo nome, não é fácil, não é mesmo?
Mas o Senhor ama aqueles que são zelosos pela causa dEle, protegendo o povo dos males deste mundo. Por causa dessa coragem, ele recebeu um presente de Deus: “Estabeleço com ele a minha aliança de paz.” Busque, você também, ser zeloso com Deus e as coisas relacionadas a Ele.


Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com