segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

AZAZEL - Levítico 15-16

Quero esclarecer uma dúvida bíblica que muitos têm quando lêem Levítico 16:  é sobre o significado do bode Azazel. Pra isso, é preciso que a gente esclareça também um pouquinho sobre o que vem a ser expiação, uma vez que Levítico 16 fala sobre o dia da expiação. E indo direto ao ponto, lembremos que, como tudo naqueles ritos hebraicos ordenados por Deus tinha um símbolo, o bode simbolizava Satanás.
“Satanás?” - você pode perguntar. “Dizer que o bode destinado a Azazel representa o diabo não seria fazer de Satanás um co-salvador?” A resposta é NÃO. Então, você pode dizer: “Mas tem pregadores que dizem, sem sombras de dúvidas, que esse bode representa a Cristo.” E eu lhe digo: eles podem até pregar assim, mas estão equivocados. Vejamos as razões:
1) Satanás foi o primeiro responsável e instigador do mal, então, deverá ser punido pelos seus pecados e pelos que instigou os outros a fazerem. E isso é justo.
2) Não há como o bode emissário simbolizar Jesus, porque ele entra em cena “depois” que o primeiro bode, representando Jesus, termina de realizar a expiação.
3) Hebreus 9:22 diz que “sem derramamento de sangue, não há remissão”. Então, como o bode Azazel simbolizaria Jesus, se não era sacrificado?
4) Eles lançavam sorte sobre os dois bodes, para ver qual seria do Senhor ou de Azazel. Percebemos que, se os dois bodes simbolizassem a Cristo, essa ação de lançar sortes seria algo sem sentido.
Nossos pecados recaíram sobre Cristo, mas no sentido de salvação, pois morreu por nós.
No sentido de responsabilidade pelos pecados, quem é o responsável final pelo pecado que existe no mundo? Não é Satanás? Então, a punição final será dele. Ou você acha que, pela eternidade, Jesus carregará nossos pecados nas costas, em plena perfeição celestial?
Ainda, nesse assunto, a palavra expiação toma dois sentidos. Quando se refere ao bode que era sacrificado, realmente significa a expiação dos pecados; quando se refere ao bode não sacrificado, relaciona-se com a responsabilidade pelo pecado. E isso não tem a ver com purificação. É só um ato jurídico de dar para Satanás o que merece.
O comentário bíblico The New Schaff-Herzog Encyclopedia of Religious Knowledge, um comentário evangélico protestante interdenominacional, diz: “a interpretação de Azazel, sugere em si mesmo, uma referência a Satanás.”
Então, o envio do bode Azazel - vivo - para uma terra solitária, era uma tipologia de Apocalipse 20, quando Satanás será preso na Terra  - solitária - desolada por um período de mil anos para pagar parte da pena imposta a ele, antes de ir para o lago de fogo e, finalmente, deixar de existir. Ficou claro? Azazel não simboliza Jesus, pois o símbolo de Jesus é o cordeiro sacrificado. Portanto, lave seu caráter na aceitação do cordeiro que foi morto, desde a fundação do mundo.

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

6 comentários:

  1. Gostaria de um comentário sobre o significado de Azazel. É um ser, um lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Azazel: - demônio do deserto e das fezes. O povvo antigo, no dia
      da expiação, oferecia um carneiro à Azazel, soltando-o no deserto, com
      os pecados do povo. Os bruxos oferecem um prato com fezes humanas.

      Excluir
    2. Azazel: - demônio do deserto e das fezes. O povvo antigo, no dia
      da expiação, oferecia um carneiro à Azazel, soltando-o no deserto, com
      os pecados do povo. Os bruxos oferecem um prato com fezes humanas.

      Excluir
  2. Gostaria de saber qual foi os anjos caídos que se relacionaram com as mulheres

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber qual foi os anjos caídos que se relacionaram com as mulheres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não teve nenhum anjo caído. O significado de homens de Deus são para os que o adoravam e O obedeciam. Ou também filhos de Deus. Anjos não são filhos de Deus. O único chamado de Filho foi Jesus. Nós passamos a ser chamados de filhos ao crermos em Cristo, pois Ele nos chamou de irmãos e nós recebemos a promessa através da Fé em Cristo, daí nos tornamos adotados po Deus e Jesus sendo o Primogênito amado desde a Eternidade.

      Excluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com