Quero fazer-lhe um desafio. Tente responder a esta pergunta:
Quem foi esse homem?
Ele, apesar de ter sido um homicida, as pessoas o consideraram como um rei. Ele foi, na realidade, um grande diplomata, poliglota, que administrava muito bem os relacionamentos exteriores e internos de sua nação, porque, com uma liderança vitalícia, conseguiu manter no seu poder, como seus ministros, os mais chegados de sua família. Quando as negociações exteriores não funcionavam, como general, ele comandava as guerras internacionais com uma capacidade estratégica singular. Porque muitas vezes, ele foi também um homem impaciente e desobediente. Foi o maior legislador que já existiu. Um dos melhores e maiores escritores; seus livros, ainda são best-sellers internacionais. Em alguns momentos, foi um péssimo exemplo, mas depois se tornou professor, trabalhou como guia de viagens... Hoje ele é um astronauta, que trabalha na causa de Deus.
E então? Quem foi esse homem?
Isso mesmo: Moisés! Um tipo de rei, impaciente, general de guerra, poliglota, escritor, astronauta...? Sim! Se você estudar bem a vida de Moisés, você vai descobrir esses lados dele aí, que pouca gente comenta. A Bíblia é um oceano de novidades.
Na leitura de hoje tem alguns desses detalhes de Moisés. Os ministros dele sendo os próprios irmãos (20:21-29). Desobediência e impaciência de Moisés (vs. 2-13). Ele foi impaciente outras vezes, por exemplo, quando matou o egípcio. Escreveu seis livros da Bíblia. Ensinou o seu povo, e o guiou em suas jornadas. Foi o editor da eterna lei de Deus. Negociou com reis ou então guerreou com eles (Números 21). E depois que Moisés morreu, Deus o ressuscitou e o levou, de corpo inteiro, para o Céu.
Você estava lembrado de todas estas outras facetas do currículo de Moisés, amigo? Não? Eu também ignoro muita coisa boa que tem na Bíblia. Eu também preciso estudar a Bíblia mais, para ir conhecendo estas novidades cada vez mais.
Sei que nesta meditação eu revelei uns lados da vida de Moisés que muitos cristãos, na realidade, gostariam de deixar pra lá. Mas sabe o que é que eu acho mais bonito nisso tudo? É a transformação que Deus é capaz de fazer no caráter e no temperamento da vida de uma pessoa. O próprio livro de Números mostra que Moisés se tornou o homem mais manso do mundo. Já pensou, que mudança? Se você quiser conhecer mais sobre essa mudança que Deus fez na vida de Moisés, você pode ler aquele livro da autoria de Tim La Haye : Temperamentos Transformados Pelo Espírito.
Agora, se você quiser ter o seu próprio temperamento e o seu caráter transformados pelo Espírito Santo, leia, DIARIAMENTE, a Bíblia.
Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com