domingo, 12 de fevereiro de 2012

FILHOS DE PASTORES... E PASTORES - Números 04-06

Estamos juntos, em um objetivo nobre: estudarmos a Bíblia inteira, em um ano. E a leitura de hoje, tem muito a ver com o que seria, nos nossos dias, algumas considerações sobre a família do pastor.
Visitando alguns sites e lendo alguns artigos sobre filhos de pastores, notei algo interessante. Você sabia que existem muitas comunidades, com milhares de filhos de pastores como membros? Mas o curioso é observar o quanto o foco desses sites e dessas comunidades está longe do foco bíblico. A gente vê que quase todas essas comunidades são pontos de apoio, que existem para ajudar os filhos dos pastores a resolverem seus problemas. Parece um muro de lamentações. E eu fiquei me perguntando: “Mas por que as comunidades de filhos de pastores não existem com motivação missionária? Por que eles não reúnem-se, para formar, também, um corpo ministerial, do tipo: ‘a obra, o legado, ou a diferença cristã que filhos de pastores farão na sociedade’?”.
Observe na leitura de hoje, amigo, como a visão bíblica para os filhos de pastores era bem diferente. Eu estou falando do pastor Levi, filho de Jacó, e dos três filhos desse pastor: que foram o Gérson, o Merari, e o Coate, que também foram pastores, e que também tiveram filhos pastores. Mas não pastores de ovelha. Pastores de gente mesmo. Ministros que, naquela época, eram chamados de sacerdotes, ou levitas, e que ajudariam os outros sacerdotes, nos serviços sagrados.
O primeiro filho de Levi foi o Gérson. A palavra Gérson significa estrangeiro. E, por gerações, os gersonitas foram os responsáveis pela logística dos encargos do santuário. Eles eram ministros consagrados, separados para o serviço de Deus. Não faziam os serviços comuns seculares deste mundo. Pareciam realmente ser estrangeiros, filhos da pátria celestial. O outro filho foi Coate, que significa assembléia. E na assembléia dos crentes hebreus, os coatitas eram os ministros que cuidavam dos móveis e dos objetos do santuário. E o terceiro, foi Merari, que pode significar entusiasmado Os Meraritas eram os entusiasmados para cuidar da manutenção do tabernáculo. Esses eram os levitas.
Mas, se uma pessoa quisesse trabalhar para Deus, mesmo levita, poderia tornar-se um nazireu, alguém consagrado voluntariamente.
O bonito é que, para eles, ser filho de um sacerdote era um prazer. O legado da oportunidade de seguir trabalhando para Deus. Um ministério feliz e voluntário.
E você? Não quer dedicar sua vida trabalhando para o Senhor? Você pode receber essa benção: “Que o Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com