Dê uma olhada nos títulos, a partir de Números 11, e veja sobre quais assuntos estamos lendo desde 14/02. Murmurações dos israelitas. Moisés achando que seu cargo era pesado demais. Líderes preocupados por ciúmes. Motim realizado por Miriã e Arão, por não estarem satisfeitos com Moisés. Os 10 espias que, com tanta incredulidade, contagiaram o povo a uma sedição. Os castigos divinos. A derrota em Horma. E a burrice do povo. Depois de tantas negativas, Corá, Datã e Abirão ainda têm coragem de levantar rebelião, acredita? E o pior, é, depois do castigo, que foi maior que o anterior, o povão ainda teve a coragem de trazer um novo tumulto. E o triste (que, infelizmente, precisamos aprender dessa história) é que, quanto maior é a oportunidade que Deus dá, se a criatura a rejeita, maiores são as conseqüências ruins. Porque a responsabilidade é maior. Então, Números 11-16 mostra esse jogo de rebelião e de conseqüências negativas acontecendo num crescente, parecendo uma bola de neve.
O que você faria, nessa situação, meu amigo, se você fosse Deus? Para ajudar a gente a entender onde é que Deus fica nessa história, vou contar-lhe um caso verídico.
Certa vez, uma senhora muito pobre telefonou para um programa evangélico de rádio, pedindo ajuda. Ela estava passando necessidade. Um bruxo, que ouvia o programa, resolveu pregar uma peça na velhinha, pensando que iria conseguir zombar dela. Ele telefonou para a rádio (não era a Novo Tempo) e conseguiu o endereço da velhinha. Então, ele chamou seus “secretários” mandou-lhes levar uma boa compra de supermercado e entregar na casa daquela mulher. O bruxo instruiu os entregadores assim: “Quando ela perguntar quem foi que mandou a compra, digam pra ela que foi o Diabo quem deu esse presente pra ela. Vamos ver qual vai ser sua reação”. Mas, para decepção deles, quando aquela mulher recebeu com alegria o presente, ela não perguntou nada. Apenas agradeceu e foi logo guardando tudo. Inconformados eles perguntaram: “A senhora não quer saber quem foi que lhe enviou essa compra?”. A mulher, na maior simplicidade da sua fé, respondeu: “Não, meu filho. Num precisa não, porque quando Deus manda, até o Diabo obedece!”. Uau! Calou a boca deles!
Aquela mulher de fé deu a resposta que traz um dos princípios mais sábios do universo: Deus é Soberano. Na leitura de hoje, vindo da seqüência dos episódios desde o capítulo 11, podemos ver Deus botando ordem na casa, mandando esse recado que o ser humano precisa ouvir, como está no Salmo 24: “Do SENHOR é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem”. Soberano!
Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com