Aqui é o nosso ponto de encontro onde, a cada dia, paramos para aprender o que a Bíblia pode nos ensinar. Obrigado, por unir-se a nós, neste plano do ano-bíblico. Ontem comentamos sobre o fim da construção do tabernáculo, o fim do livro de Êxodo, o fim de Janeiro, o fim do mundo... E de tanto falar em “fim”, concluímos que um fim, na realidade, pode ser o começo de outra coisa ou um recomeço.
Falando nisso, quero dar uma dica para você que está fazendo o ano-bíblico. Tome muito cuidado, agora em Fevereiro, para não dar um fim antecipado ao seu propósito de ler a Bíblia diariamente. É por aqui que muitos desistem. Muitos leitores vão até bem, nas leituras de Gênesis e Êxodo, mas quando vão avançando do livro Levítico em diante, desistem. Cuidado para não cair nesta síndrome.
Hoje, começamos a leitura do livro Levítico. O estilo literário muda bastante, mas agüente firme. Não deixe que a mudança do foco do texto traga-lhe estranheza. Pelo contrário, aproveite a novidade e saboreie a oportunidade de aprender mais. Comece a ler o livro Levítico, já.
A palavra “levítico” é simplesmente um título, derivado da tribo de Levi. Na Bíblia hebraica, esse livro é nomeado com uma palavra que significa “e chamou”. Este nome – Levítico – que temos nas versões traduzidas foi dado porque refere-se a um livro que, em sua grande maioria, trata do sacerdócio da tribo de Levi, que fora chamada para ser responsável pelos serviços sagrados nos cultos a Deus. Isso tem a ver também conosco, pois hoje, somos chamados também; chamados para lermos este livro.
As palavras-chave que Moisés, o autor de Levítico, usou foram “Acesso” e “santidade”. Este livro contêm as leis e os mandamentos que Deus mandou Moisés dar para os israelitas, e as orientações sobre cultos, sacrifícios e deveres sacerdotais. A lição principal da obra é: o Deus do povo de Israel é santo, portanto, esse povo que Deus escolheu precisa ser santo também. Ou seja, devemos ser completamente fiéis a Ele, não seguindo os costumes do mundo.
Além disso, podemos extrair de Levítico, importantíssimos ensinamentos morais, dietéticos e de saúde, que podem ser comprovados pelas modernas pesquisas científicas.
É meu amigo, se você não lesse o livro Levítico, iria perder muito. Pensando nesse possível prejuízo Paulo lembra que “toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino (2Timóteo 3:16)”. Então, já que você está decidido a ler Levítico, fique com a benção que está em Apocalipse 1:3: “Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam ao que nela está escrito”.
Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com