sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

NADABE E ABIÚ - Levítico 08-10

A leitura de hoje nos mostra um caso de contraste muito grande. Trata-se de uma queda abismal, do ponto mais alto da santidade ao buraco mais profundo (da degradação moral de um ser humano apostado) que possa existir.
No capitulo oito, está o relato da consagração de Arão e dos seus filhos. Eles foram separados, para serem santos do Senhor e intercederem pelo povo. Deveriam ser a ponte entre a miséria do pecador e a glória de Deus. E a desgraça foi que os filhos de Arão resolveram ficar só do lado da miséria do pecador. Arão não; apesar das suas limitações e falhas, teve um ministério sacerdotal digno. Mas os dois filhos dele... Aqui a gente vê que nem sempre, filho de peixe peixinho é. Assim foi com esses dois filhos de Arão: Nadabe e Abiú.
O trecho bíblico que fala de Nadabe e Abiú é a última parte da leitura de hoje (capítulo 10). Como filhos de Arão, eles eram sobrinhos de Moisés. Abaixo de Moisés e Arão, Nadabe e Abiú ocupavam os postos mais elevados em Israel. Tinham muitas vantagens e privilégios. Esses dois irmãos haviam ouvido a voz de Deus, estado com Moisés e Arão no monte de Deus e visto a presença do Deus de Israel. Enfim, Eles receberam grandes favores. Mas, infelizmente, não aproveitaram tais oportunidades.
“Nadabe” significa “disposto”. E ironicamente, a disposição que esse rapaz tinha para tudo (para o bem e o mal), foi o problema dele. “Abiú” pode significar duas perguntas: “Ele é meu pai?” ou “Meu pai é majestade?”. Realmente, olhar o torto Abiú como sendo filho de Arão ou como alguém que honrasse a majestade do Pai do Céu, era muito difícil.
Pouco antes de acontecer a tragédia (capítulo 10), Nadabe e Abiú haviam passado uma semana inteira em estudo e meditação, preparando-se para o dia em que teriam que começar a ministrar no santuário. Eles foram completamente doutrinados e conheciam profundamente a santidade da obra de Deus. Era diante disso tudo que o pecado deles tinha tanta gravidade. Não tinham desculpa. Fazer o que Deus não queria foi uma decisão deles: profanar a santidade do serviço divino. Isso foi um desafio às instruções e à autoridade de Deus. A causa de morte de Nadabe e de Abiú foi a desobediência.
Algumas lições que tiramos desta história são:
Deus não pune sem antes instruir o que é correto.
Deus não aceita ser abusado e desafiado.
Ninguém, por ser parente de uma pessoa importante, terá seus erros protegidos por Deus.
Cada um é responsável por seus atos.
Deus não aceita cultos estranhos.
Mas Ele aceita você.

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com