domingo, 19 de fevereiro de 2012

DISPOSIÇÃO - Números 22-24

É um privilégio poder meditar na palavra de Deus mais um dia. Nossa leitura de hoje está no livro de Números 22-24. Esses são os capítulos que narram a conhecida história de Balaão, onde registra aquele episódio engraçado em que a própria jumenta falou mais bonito que o suposto profeta. Mas existe um detalhe na história dele, no capítulo 22, que faz com que muita gente fique sem resposta. É uma pergunta que sempre recebemos na Escola Bíblica da rádio Novo Tempo. Vamos estudar esta questão. É a seguinte:
Por que Deus mandou Balaão ir e, depois de ele ter ido, Deus ficou irado? Ao lermos Números 22:12, podemos ver que Deus já tinha mostrado qual era a vontade divina. No decorrer da leitura, no verso 20, vemos que Deus permitiu que Balaão fosse. No entanto, essa instrução era meramente permissiva, baseada NÃO na vontade de Deus, mas na própria vontade de Balaão. Porque, no fundo, se o profeta tivesse realmente desejado cumprir a vontade de Deus, as palavras que estão registradas no verso 12 teriam sido suficientes para definir o assunto.
Balaão ficou inventando história. Ou seja, quando um homem é rebelde de coração, pode ser que Deus permita que esse indivíduo siga os seus próprios desejos e sofra as suas conseqüências, porque ele já foi avisado. Isso nós podemos ver nos versos 11 e 12 do Salmo 81 e, também, em Oséias 4:17.
É interessante que Deus respeita tanto nossa liberdade de escolha que, muitas vezes, respeita até nossa teimosia. Existem pessoas que agem como se fossem crianças: sabem que alguma coisa está errada, mas, ainda assim, ficam insistindo com Deus sobre aquilo. Pelo que podemos aprender nessa história, vemos que isso não compensa.
Tenho uma amiga, que depois de dar tantos conselhos a ela, cansei. Disse o seguinte: Amiga, quanto mais conselhos a gente dá para você, pior fica, porque você vai pegando a coleção de conselhos e selecionando só os que lhe agradam. Aparentemente você está seguindo o aconselhado, mas, no fim, termina “tomando na cabeça” por “não ouvir” ninguém.
Eclesiastes 10 dá uma recomendação muito boa para nós: devemos pensar muito bem antes de agir, afinal, a sabedoria implica em usar o cérebro e não apenas a força. Acima de qualquer coisa, é prudente seguir o conselho que está registrado no Salmo 37:5: “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.” Deus é a pessoa mais confiável para tomar conta das nossas preocupações. Compensa estar disposto a fazer a vontade de Deus em primeiro lugar e deixar que os desígnios dEle se cumpram em todos os detalhes da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com