sábado, 11 de fevereiro de 2012

NÚMEROS - Números 01-03

Estou muito feliz, por duas razões. Por podermos meditar, diariamente, na mensagem da Bíblia e porque hoje estamos passando para mais uma etapa: o livro de Números. Não perca a contagem! Esse é o quarto livro do PENTATEUCO (os cinco primeiros livros da Bíblia, escritos por Moisés) e no hebraico, seu título é “Bemidbar”, que significa, literalmente, “no deserto”. Parece título de filme? “No Deserto”. É. Realmente, trata-se de um drama, ocorrido em uma região desértica, da península do Sinai. Ali aconteceram os episódios que são narrados nesse livro.
E aqui vem a pergunta: “Então, porque, em Português, esse quarto livro é chamado de Números?” É que nele há duas contagens dos israelitas. Sim! Toda aquela multidão, de milhões de pessoas, é contada duas vezes. Primeiramente, quando os israelitas saíram do Egito (cap. 1). Deus logo mandou que Moisés levantasse o censo de Israel. E a outra contagem aconteceu um pouquinho depois: quarenta anos mais tarde, pouco antes que eles entrassem na terra de Canaã (cap. 26). E entre esses dois capítulos do livro de Números (1 e 26) é nos contada, a história da caminhada dos israelitas. Uma jornada até Cades-Barnéia, no sul de Canaã, onde os israelitas permaneceram por muitos anos. Foi dali que eles acabaram deslocando-se para a região montanhosa, que fica para lado leste do rio Jordão.
Olhando de um lado dessa história, a gente pode ver que o povo, muitas vezes, ficou muito desanimado. Muitas vezes também eles ficaram com medo, diante das dificuldades. Em outros momentos, poderíamos dizer que eles “pisaram na bola”, revoltando-se contra Deus e contra Moisés. Resumindo, não foi fácil! Teve muita pedreira no caminho. O lado bom é que a mesma história mostra-nos, também, a fidelidade divina. Ao ler o livro de Números você poderá ver que o cuidado de Deus para com o Seu povo era constante. E ainda mais, esse livro fala da firmeza de Moisés. O líder dos israelitas, às vezes, chegava ao ponto de perder a paciência, mas, como servo do Senhor, sempre mostrava ter um espírito muito forte, de dedicação a Deus e ao seu próprio povo.
Isso não é um grande exemplo para nós, amigo? Dizer que Deus é fiel é fácil, e isso a gente sabe (pelo menos, teoricamente). Sabemos que Ele faz Sua parte em estar sempre ao nosso lado. Mas. e quanto a nós? O que podemos dizer? Você tem sido dedicado a Deus? E aos filhinhos de Deus aqui na Terra: o pobre, o necessitado, o oprimido, o solitário, etc., você tem sido dedicado? Se fossemos contar os números, você teria orgulho em apresentar seu relatório de cristão?

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com