quinta-feira, 20 de setembro de 2012

20 de Setembro: Dia do Gaúcho?

Um paulista desavisado entrou no solo amado bem no 20 de setembro. Vortiando por todas as querências, perguntava-se sobre o porquê de tanta gente bonita, vestida em cores, botas, palas e fitas, num dia comum da semana. Parecia que aquela gente estava alienada, mas parecia também que não estava, pois muitos comércios estavam fechados. É... quem realmente estava mais por fora do que cachorro em dia de mudança era ele mesmo. Então...

Ele criou coragem e aproximou-se de um gaudério que estava ali por perto, a fim de indagar sobre o que estava acontecendo. O chiru véio estava à meia guampa, mas, mundiado como era, ainda se governava o bastante pra perceber que aquele guaipeca não era um tchê. E com toda a hospitalidade do sulista, ele abriu um largo sorriso e explicou: "Mâs, báh, tchê, que tu não sabe que hoje é o dia do gaúcho?".

"Como assim?", perguntou o paulista.

"Hoje é vinte de setembro, tchê, Farroupilha!". Mas esta não era a resposta certa.

Daí, quando lembrou-se que era 20 de setembro, foi que o paulista coçou a cabeça preocupado! Ele havia sido convidado para uma festa, e tinha esquecido. Então, manbrou seu auto, rufou para a faixa, cruzou a sinaleira vermelha (por pouco não leva uma pexada), pisou fundo e chegou (quase foi pego pela brigada), em cima do laço, ao CTG onde a turma estava toda reunida.

Ali, ele descobriu o que o 20 de setembro realmente siginifica. Ali tinha churrasco bom, chimarrão, gaítas, gineteada, cancha de bocha, sorrisos, respeito e abraço. Mas o mais importante, pra ele, também não era isso. Era o aniversário da sua querida namorada. Esse paulista xucro, Valdeci Júnior, mais faceiro que lambari de sanga, entendeu que, neste dia, o Sul pára porque nesta data nasceu a prenda mais linda do mundo, Fátima Silva.

Logo, com todo respeito à parentada, a maior conquista do mundo não foi na peleia dos Farrapos, mas foi a minha nonbrada em laçar e ser laçado pelo coração desta guria!

Parabéns a todos os gaúchos!
Feliz aniversário, meu amor,

Valdeci Jr.

5 comentários:

  1. Gostei poeta paulista, gaudério nordestino... rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Mas bá, guri! Quando vi teu link anunciando teu artigo, pensei: "será que aquele 'gaudério paulista' escreveu alguma heresia?"

    Ainda bem que Fátima manteve esse vivente fiel à "sã doutrina", kkkkk.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem humorado! Valeu pela declaração.
    Que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Meu amor querido! Estou quase chorando aqui... Mas é de felicidade porque você me deixa mais faceira que lambari de sanga. Obrigada, amado! Amei a declaração, mas lhe digo que fiquei boquiaberta pelo belo texto. Eu, que sou gaúcha, não o faria tão bem! Parabéns, guri! Te amo sempre!

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com