domingo, 2 de setembro de 2012

ALIANÇADOS - Ezequiel 18-20

Três grandes ensinamentos é o que encontramos nos três capítulos bíblicos da leitura de hoje. Existem outros, mas pelo menos três doutrinas bíblicas vemos bem estampadas.


Em Ezequiel 18:4, na versão Almeida Atualizada, diz: “A alma que pecar, essa morrerá.” Há muitas pessoas que pensam que alma não morre, mas é claro que morre. Está na Bíblia! Daí, você pode questionar: “Mas como assim?” A Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje explica: “A pessoa que pecar é que morrerá.” A noção bíblica do significado da palavra alma deve ser bem entendida, pois ela significa pessoa ou vida. Só isso, nada mais.

Ezequiel 19 mostra uma descrição triste do que aconteceria ao povo de Deus. No final do último verso está escrito: “Esse é um lamento e como lamento deverá ser empregado.” Deus não é indiferente ao nosso sofrimento! Ele lamenta e fica triste quando você sofre. Ele sente também. Deus é amor e entende você.

Já em Ezequiel 20, destacamos o pacto entre Deus e Seu povo. Esse destaque você pode encontrar nos versos 12 e 20, onde há uma aliança eterna semelhante a uma aliança de casamento que deve ser para sempre.

Por falar em aliança, lembrei da primeira vez em que usei uma aliança, a qual uso até hoje. Eu estava morando em Brasília e minha futura noiva morava a mil quilômetros de distância. Em um determinado final de semana, iríamos viajar para Goiânia, nos encontraríamos lá e então ficaríamos noivos. Mas era surpresa para a Fátima. Então, mandei fazer o par de alianças em São Paulo com a ajuda de uma amiga dela. Na véspera do noivado, a amiga telefonou para mim dizendo que as alianças estavam prontas. Eu achei ótimo. Mas ela disse que só tinha um problema: a gravação do nome ficou errada. Na aliança não estava o nome da Fátima, mas o nome dela. E agora, o que fazer? Foi um sufoco trocar o nome gravado na aliança.

Mas, pensando na correria, eu não poderia aceitar a aliança assim mesmo? Não continuava sendo uma aliança? Minha noiva não seria a mesma? Claro que não é assim que se pensa. Imagino que você também não aceitaria. Se eu entregasse a aliança para minha amada noiva, com o nome da amiga, eu acabaria com a alegria e a confiança dela.

De forma semelhante, assim é também com o sábado. Deus chegou para o ser humano e disse que para haver fidelidade no noivado dEle conosco teria um sinal. Esse sinal é o sábado. Ah... mas não poderia ser outro dia? "Afinal, seria sinal do mesmo jeito!", é o que dizem os que não compreendem ou não querem aceitar todos os atributos da aliança de Deus. Mas quanto a você que é sincero em querer seguí-Lo com integridade, lembre-se de que aliança é aliança: certa e eterna!

Um abraço,
Valdeci Júnior e Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com