sábado, 22 de setembro de 2012

QUE TAL, UM MILAGRE?

Obadias e Jonas

Você aceita um milagre? Hoje, precisamos ler dois livros da Bíblia inteiros, mas fique tranqüilo porque eles são bem pequenos. Um deles é o livro de Obadias, que nem tem capítulos, só versículos. O outro é o livro de Jonas, que também é bem pequeno. Os dois juntos não dão três páginas. Compensa lê-los porque são fantásticos.

Você sabia que existem muitas pessoas que duvidam que o profeta Jonas tenha se hospedado alguns dias na barriga do peixe? Então, questionam: “Como Jonas pôde sobreviver três dias e três noites no ventre da baleia?”

Para início de conversa, a Bíblia não fala que foi uma baleia e sim, um grande animal marinho, que não sabemos ao certo qual foi. Pode ser que tenha sido um cachalote, já que são capazes de engolir grandes objetos. Como eles têm um pouco de ar no estômago, o que ajudaria Jonas a respirar, a digestão dos cachalotes não começa enquanto a presa estiver viva. Se a presa demorar demais para morrer, o cachalote a vomita.

Que coisa desagradável! Uma tumba escura e ácida foi o local onde Jonas finalmente começou a ouvir o Senhor e a depender dEle.

Mas como podemos saber se essa história aconteceu mesmo?

1º: O texto do livro de Jonas não é poético, nem é de natureza literária alegórica. É um texto de estilo literário histórico. Obviamente, história é algo que aconteceu, e Jonas é mencionado também no livro de Reis, que é um livro absolutamente histórico.

2º: Nenhum dos judeus da antigüidade ou dos cristãos primitivos, alguma vez, duvidaram da autenticidade e da historicidade do livro de Jonas.

3º: O próprio Jesus Cristo aceitou a narração do livro de Jonas como sendo verdadeira (ver Mateus 12).

Então, se foi verdade que Jonas ficou três dias na barriga do animal, como se explica a sobrevivência dele?

Jesus deixou todas as pistas. Ele comparou a sobrevivência de Jonas no ventre desse bicho com a morte, o sepultamento e a ressurreição dEle mesmo. E como podemos explicar a ressurreição de Jesus? Não foi um milagre? Você aceita? Isso é o mesmo que acontece com a sobrevivência de Jonas. Foi um milagre. E milagres não se explicam, se aceitam. Se desse para explicar o milagre, ele deixaria de ser milagre.

Portanto, não há nada para explicar. Existem coisas que precisamos aceitar pela fé. Você acredita em Deus? E acredita em um Deus que não consegue fazer milagres? Não, né? Então aceite também Seus milagres e Suas parábolas. Faça a leitura de hoje. Quem aceita e recebe milagres tem muito mais chance de ser feliz. Tenha um dia abençoado!

Um abraço,
Valdeci Jr.
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com