sexta-feira, 28 de setembro de 2012

AGEU

Ageu é o profeta que iremos encontrar na nossa leitura bíblica. Você já leu sua Bíblia hoje? Se sim, que ótimo. Se não, leia-a sem falta, pois não adianta nada nos “encontrarmos” aqui, provarmos de longe o sabor tão bom da Palavra de Deus e ficarmos somente nisso, sem nos alimentarmos realmente desse Livro Sagrado.


No livro de Ageu, encontramos alguém que não agüentava ficar olhando a religião só de longe. Ele tinha que provar, experimentar. Tanto é que ele foi chamado de “o profeta do templo”. Perceba que uma coisa é ficar olhando a igreja de longe; outra é ser tão amante da casa de Deus, a ponto de ser chamado de o profeta do templo. Esse era Ageu.

Esse profeta provavelmente tenha nascido durante aqueles setenta anos do cativeiro na Babilônia. Quando terminou o cativeiro, talvez ele tenha regressado para Jerusalém, juntamente com Zorobabel. Ele também era colega de Zacarias, o que pode ser confirmado em Ageu 5:1; 6:14 e Esdras 5:1; 6:14.

O tema principal do seu livro são as fortes repreensões, devido ao descuido para com a construção do templo, bem como as alentadoras exortações e promessas que foram feitas aos que estavam realmente comprometidos com a obra. O texto chave do livro é Ageu 2:4.

No contexto do livro, podemos encontrar o povo remanescente que tinha regressado do exílio. Essas pessoas estavam mais preocupadas com os assuntos próprios e com o embelezamento das suas próprias casas que com a reconstrução da casa de Deus. A obra da reconstrução do templo estava parada já fazia muitos anos. Esse era o problema.

Então, resumindo, podemos dividir o livro de Ageu em cinco partes.

1º parte: Ageu 1:1-11 é a uma repreensão cortante, mostrando que Deus tinha retido Suas bênçãos materiais porque o templo tinha sido deixado em ruínas;

2º parte: Encontramos palavras de ânimo, que já são por ocasião da retomada da obra de reconstrução do templo;

3º parte: Ageu 2:1-9 são as promessas inspiradoras, dadas para os idosos que estavam tristes por ver o quanto aquela estrutura atual era inferior se fosse comparada com a original, a estrutura do Templo de Salomão;

4º parte: É uma recordação de que o povo era indigno de erigir uma casa ao Senhor dos exércitos;

5º parte: Apresenta o fechamento do livro, com as predições da condenação das nações pagãs e palavras de louvor a Zorobabel, que era o instrumento escolhido de Deus para aquele tempo e lugar.

Resumindo, o livro de Ageu é um retrato inspirador de alguém que amava muito a Deus e que ofereceu, em sua mensagem, esperança para o futuro, confirmando a aliança do Pai.

Um abraço,

Pr. Valdeci Jr.
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com