Fui a Poços de Caldas para assistir a um seminário sobre diferentes métodos teológicos de interpretação bíblica. O palestrante, que era um convidado do Instituto de Pesquisas Bíblicas dos EUA, trabalha como doutor em pesquisa teológica há mais de 30 anos. Ele estava muito preocupado e deixou a todos os teólogos preocupados também. A preocupação é ver como o método de alegoria, o crítico liberal e outros métodos de interpretação bíblica estão invadindo os cristãos que, inocentemente, torcem as Escrituras Sagradas.
Por isso, quando vamos estudar a Bíblia, devemos usar o método historicista, ou seja, quando você está buscando a chave para entender as profecias, precisa ter em mente que elas mesmas se interpretam. Para entender essas profecias, é isso o que o texto requer. O método historicista ensina que as profecias não são alegorias. Na realidade, elas seguem o curso da história humana desde a antigüidade até a eternidade e não estão voltadas somente para eventos daquela época, no passado, nem somente para eventos futuros. As profecias bíblicas, principalmente as que são apocalípticas, cobrem o âmbito da história mundial desde o passado até o futuro.
Portanto, a preocupação é que o povo de Deus, ao longo da história, interprete a Bíblia da forma correta. O livro da leitura de hoje, Zacarias, mostra que através da história do povo de Deus, podemos ver que, muitas vezes, montanhas muito grandes de dificuldades, que são aparentemente invencíveis, têm aparecido diante dos que estiveram procurando executar os propósitos celestes.
Perceba que obstáculos ao progresso, muitas vezes, são permitidos pelo Senhor como uma prova de fé. Porque quando somos apertados de todos os lados, aí é que é hora de confiar em Deus e no poder do Seu Espírito. O exercício de uma fé viva significa aumento de força espiritual e desenvolvimento de firme confiança. É assim que a nossa vida vira um poder conquistador.
Às vezes, o homem quer achar que é grande coisa, que é sabido demais. O caminho do mundo tem seu início com pompa e ostentação. Porém, o caminho de Deus é diferente. Ele torna o dia das coisas pequenas o começo do glorioso triunfo da verdade e justiça. O que encontramos no livro de Zacarias é que, algumas vezes, Deus disciplina Seus obreiros através de pequenos desapontamentos e aparentes fracassos. Afinal, Ele quer que Seus filhos aprendam a dominar as dificuldades.
Veja o exemplo de Zorobabel! Você também precisa ser um verdadeiro Zorobabel. Diante da fé firme de um Zorobabel, as montanhas de dificuldades virarão planície e, como diz Zacarias 4:9, “Aquele cujas mãos puseram os fundamentos, também as suas mãos o acabarão.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com