terça-feira, 25 de setembro de 2012

NAUM

O livro de Naum é a nossa leitura bíblica de hoje. Neste comentário, quero compartilhar com você algumas curiosidades muito interessantes, a começar pelo seu nome. A palavra Naum significa “consolação”. Conhecemos pouco sobre esse autor, mas o seu nome também pode ser traduzido como “compassivo” ou então “cheio de consolação”. Na ordem atual dos livros da Bíblia, o profeta Naum é o sétimo dos profetas chamados profetas menores. Era elcosita e tudo o que sabemos dele está registrado no próprio livro dele. Provavelmente, Naum era natural da Galileia, nascido na província do norte. Porém, depois da deportação que aconteceu, ele passou a viver em Jerusalém, que era a capital, e ficava em uma província mais ao sul: Judá ou Judéia.


Ao lermos o seu livro, perceberemos que o profeta viveu, pelo menos uma parte da sua vida, antes da queda de Nínive. A evidência disso é que o tema principal do livro de Naum é sobre a previsível queda da cidade de Nínive, que estava para acontecer. De acordo com o contexto histórico, os assírios, após o arrependimento que tinha sido produzido pela pregação de Jonas, voltaram a cair em uma grande idolatria. Eles saquearam outras nações e se tornaram tão hostis, que a capital deles chegou a ser comparada com uma caverna de leões cheia de presas. Naum chega nesse meio com o propósito de pronunciar vingança divina sobre aquela sanguinária cidade. O povo teve a chance de arrependimento na época do profeta Jonas, mas não soube aproveitar. Diante disso, o que fazer?

E isso é que foi o consolo. Porque, às vezes, quando lemos o livro de Naum e sabemos que ele significa consolo e, ao mesmo tempo, só vemos destruição, surge a dúvida: onde está o consolo?

Bem, o consolo não era para os assírios. Esse pronunciamento todo era para consolar Judá, o povo de Jerusalém, com as promessas de libertação que encontramos no próprio livro.

Então, a lição que fica para nós é que, infelizmente, para que os justos sejam felizes pela eternidade, será necessário existir um juízo de destruição dos ímpios, das pessoas que não querer ter compromisso nenhum com o bem. E qual é o segredo? Permanecer do lado de Jesus para, então, conseguir receber a consolação eterna dEle. Esse sim é um grande consolo para nós que vivemos neste mundo dominado pelo pecado, dor, violência e morte.

Fique sempre com Jesus. Receba o consolo dEle. E lembre-se de que se você estiver com Ele, será protegido e terá paz. Medite nas palavras de Jesus neste dia: “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28:20).

Seja feliz!

Um abraço,  
Valdeci Jr.
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com