domingo, 9 de setembro de 2012

OS TEMPLOS DA BÍBLIA - Ezequiel 39-41

Você gosta de curiosidades bíblicas? Hoje, veremos alguns detalhes sobre os tempos da Bíblia. Você já ouviu falar do templo de Herodes, do templo de Salomão, etc.? Mas como era isso? Será que havia um templo em cada esquina, um para cada um desses homens?


Não era assim! Na nossa leitura de hoje, encontramos a visão do profeta Ezequiel sobre um grande templo. A versão bíblica “Nova Versão Internacional” chama-o de “O Novo Templo”. Se teve o novo, então antes existiu o velho? Ou os velhos? Sendo assim, quantos templos há na Bíblia? Você sabe quais são os templos da Bíblia?

Bem antigamente, antes do tempo de Moisés, o povo costumava adorar ao ar livre, reunidos ao redor de um altar: um monte de pedras que eles construíam. Depois disso, mais ou menos por volta de 1450 a.C., Moisés viu uma maquete do santuário celeste, que Deus mostrou para Ele no monte. Em Êxodo 25, Deus pediu para Moisés construir uma tenda móvel parecida para o povo de Israel. No final do livro, vemos a descrição desse templo que chamamos de santuário, ou então, tabernáculo.

O povo usou esse santuário por muito tempo, até que foi construído o templo de Salomão. Na realidade, quem planejou o templo de Salomão, como observamos nos livros dos Reis e de Samuel, foi o rei Davi. Salomão o construiu, em 966 a.C., e ele durou 380 anos, até que Nabocodonosor o destruiu. Após 70 anos, Zorobabel vislumbrou outro templo que, conforme o livro de Esdras, foi construído com a ajuda dos anciãos judeus. Esse foi o templo que o Antíoco Epifanio profanou, o templo de Zorobabel. Mais tarde, Herodes, o grande, restaurou o templo de Zorobabel. No tempo de Jesus, era o templo de Herodes que funcionava, e que só foi destruído no ano 70, pelos romanos.

Altares, Tabernáculo no Deserto, Templo de Salomão, Templo de Zorobabel, Templo de Herodes - tudo isso foi no passado. E hoje? Nos dias atuais, há duas coisas que correspondem àqueles templos. E o curioso é que não é a igreja.

Hoje, assim como sempre existiu, e sempre vai existir, tem um santuário no Céu. É o que vemos, pela fé, atualmente e veremos fisicamente quando formos ao Céu (Hebreus 8:14). O outro templo é o nosso próprio corpo: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês?” I Coríntios 6:19. Precisamos mantê-lo saudável para honrarmos a Deus. Esse segundo tipo de templo é muito importante.

Pensando nisso, quando você fizer a leitura bíblica de hoje, lembre-se que você poderá estar olhando o seu próprio raio-x.

Um abraço,  
Valdeci Jr e Fátima Silva

Um comentário:

  1. Todos os Templos do passado Deus permitiu que fossem destruídos.Hoje na Terra Santa não há nenhum Templo.Como pode a Universal mandar construir um Enorme Templo.Será que Jawe foi consultado?

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com