quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PROFETAS MENORES - Amós 1-4

Hoje, começaremos a estudar o livro do profeta Amós, que é o terceiro livro na seqüência dos livros que chamamos de profetas menores. Na Bíblia, há os profetas maiores e os menores. Amós é um desses. Não que ele seja menor em importância. Eles recebem esse nome porque têm um volume menor de palavras e estão agrupados juntos. O tamanho dos livros é menor. São eles: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.


Mas, apesar de que os escritos proféticos deles sejam menores em tamanho de texto, são poderosíssimos em transmissão profética. A vida de Amós ilustra muito bem isso. Amós não era um grande escritor ou alguém da linhagem real. Ou seja, aos olhos humanos, não era nenhuma celebridade, era alguém muito improvável de ser um grande profeta. Era um boiadeiro, um homem do campo, que cuidava de criação de animais. Só isso. Nada mais. Como se essa profissão fosse sem importância.

Eu sei o que é ser um boiadeiro. Já trabalhei com vacas. Já levantei de madrugada para tirar, com mais três peões, 400 litros de leite, no braço. Já passei a tarde no sol quente campeando o gado. No entanto, para mim, aquilo tudo era o máximo. Eu achava o meu serviço muito importante. Primeiro porque amava a cada um daqueles animais, pensando em como Deus cuida e ama cada uma das Suas criaturas. E segundo, porque ficava imaginando quantas pessoas deveriam beber um leite sadio, se nós cuidássemos bem do nosso trabalho. Mas, por incrível que pareça, havia pessoas que achavam que o nosso trabalho era o mais sem importância da comunidade. Mas não é bem assim! Quer ver só?

A palavra Amós significa “carregador de fardo” ou “levantar um peso”. E olha que cada vez que eu levantava um balaio cheio de silagem pesado para tratar daquelas vacas leiteiras que comiam para valer, eu deveria lembrar isso.

Na Bíblia, existia um homem que sabia o que era isso, tanto que o seu nome era levantador de peso: Amós. Sabe o que Deus fez de Amós? “Certamente o SENHOR, o Soberano, não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas” (Amós 3:7). Amós tornou-se um grande mensageiro, com uma missão tão importante, que é uma mensagem importante até hoje.

Com ele, aprendemos que toda a profissão que mantenha os valores morais do ser humano dignos, é digna e deve ser respeitada e valorizada. E se você se sente pequeno, dirija seus olhos a Deus, porque Deus pode e faz de você, um gigante.

Não importa sua profissão, seja um mensageiro do Senhor!


Valdeci Júnior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com