segunda-feira, 3 de setembro de 2012

AMOR EXCLUSIVO - Ezequiel 21-23

Espero que você esteja bem e conectado com Deus, pois quando nos desligamos de Deus, “a coisa desanda” mesmo. Pode até ser que de início não, como um ventilador que você tira da tomada. Ele ainda continua girando, mas chega um momento em que ele vai parar. Assim é a gente com Deus. Quer continuar vivendo eternamente? Então, precisa ficar ligadinho em Jesus. Para nos mantermos ligados a Deus, devemos fazer a leitura da Bíblia! Isso mesmo! É lendo a Palavra de Deus que ficamos conectados com Ele.


Então, hoje faremos isso lendo Ezequiel 21-23 que mostram para nós as conseqüências do que acontece quando alguém se desliga de Deus. Olha, a coisa fica feia. E Deus não mede palavras, não usa de eufemismo para descrever o que diz. Ele escreve com todas as letras e chega a causar uma reação forte em quem lê. Confesso que ao acabar de ler esse texto agora a pouco, na Nova Versão Internacional, me deu até náusea. Que coisa horrível!

Em Ezequiel 23, encontramos a história de duas irmãs adúlteras: Oolá e Oolibá. O profeta Ezequiel havia recebido instruções para conduzir a atenção dos exilados para uma consideração da história passada dele. Para fazer isso, Ezequiel se valeu de uma alegoria, de uma exposição figurada. Então, vemos o povo de Deus representado por uma família, que era o povo de Israel. Depois que esse povo se instalou na palestina, se dividiu em dois. O reino do norte, com a capital em Samaria, essa é uma das filhas, a Oolá; e o reino do sul, com a capital em Jerusalém, é a filha Oolibá. O ponto básico da alegoria é a traição. Elas deveriam ser fiéis a Deus, mas foram infiéis.

Essa comparação revela que a paixão de Israel pela idolatria e pelos costumes do mundo já tinha começado no Egito, no tempo da escravidão, muito antes do Êxodo, e tinha acabado causando a ruína de ambas. Tais idolatrias aconteciam porque o povo de Deus ficava fazendo aliança com o povo corrompido e terminavam querendo imitar os pagãos.

Uma das primeiras alianças com a Assíria tinha sido feita por Jeú. No obelisco negro, de Salmanasar III, tem o rei israelita se prostrando diante do monarca assírio em 840 a.C. Em 722, Samaria foi dominada pelos assírios.

Assim como o casamento é uma relação muito íntima e exclusiva, o relacionamento de Deus com os filhos dEle, para ser bom, precisa ser do mesmo jeito. Deus é zeloso pelas nossas afeições porque é um Deus pessoal e Seu amor é exclusivo.

Um abraço,
Valdeci Júnior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com