domingo, 30 de setembro de 2012

ZACARIAS - Zacarias 5-8

Como estamos estudando o livro de Zacarias, uma coisa muito importante é saber o que seu nome significa: “O Senhor lembra-se; Deus é afamado ou lembrado”. O nome Zacarias é comum no Antigo Testamento, havendo mais de 28 homens com essa designação. Então, são 28 personagens bíblicos “xarás”.


Mas o Zacarias sobre o qual estamos estudando no nosso plano de leitura da Bíblia, foi um profeta de Judá que, na realidade, é o décimo primeiro entre os doze profetas menores.

Da mesma forma que Ezequiel, Zacarias era de descendência sacerdotal. Geralmente, quem era filho de sacerdote também se tornava sacerdote. O nome do seu pai era Berequias. Em Esdras, encontramos o nome do seu avô, que era Ido. Um detalhe interessante é que naquele tempo, eles também tinham o costume de chamar o avô de pai.

A missão de Zacarias começou no segundo ano de Dario, aproximadamente em 520 a.C., cerca de 16 anos depois que o primeiro grupo de exilados já tinha voltado. Ele viveu no mesmo tempo do profeta Ageu e ministrou aos moradores de Jerusalém depois de sua volta do exílio na Babilônia. O povo estava começando a experimentar as bênçãos da obediência. Zacarias encorajou todos a viver em obediência como um pré-requisito necessário para continuarem desfrutando as bênçãos da aliança.

Estudando o livro de Zacarias, percebemos que ele está dividido em duas partes distintas:

1º parte: Zacarias 1-8 tem um prefácio e, depois, uma série de oito visões, uma atrás da outra, em uma noite somente. Essas visões podem ser muito bem vistas, como sendo a historia simbólica de Israel. O objetivo de relatar essas visões era para dar um consolo e esperança para aquele povo que tinha regressado do exílio. O ato simbólico registrado sobre a coroação de Josué, na realidade, descreve a maneira como os reinos do mundo se tornarão no reino de Cristo. Ainda na primeira seção, mais precisamente, os capítulos 7-8, que foram escritos dois anos mais tarde, são uma resposta à questão que o povo, muitas vezes, colocava em relação à necessidade de continuar lamentando a destruição da cidade. Isso era, também, um tipo de discurso de encorajamento para o povo, assegurando a eles que a presença de Deus e as bênçãos dEle continuavam com eles.

2º parte: Zacarias 9-14 mostra o cuidado que Deus tem com o Seu povo e como será a vinda do reino do Senhor e como Ele se encontrará com Seus filhos.

Resumindo tudo. Deus, tem um cuidado muito especial para com o Seu povo. Ele faz questão de relatar isso para nos encher de esperança. Que bom podermos contar com um Deus assim!

Um abraço,

Pr. Valdeci Jr.
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com