segunda-feira, 1 de outubro de 2012

INSTINTOS TRAIDORES - Zacarias 9-11

Hoje, quero comentar com você sobre as conseqüências da traição. Quando não seguimos a Jesus direito, estamos traindo-O. Quando não seguimos os planos que Ele tem para nós, também estamos traindo a Deus. E o pior é que, por tendência, já nascemos e crescemos com uma inclinação para trair a Deus, sabia? Isso que estou dizendo, os psicanalistas, os behavioristas, os humanistas - a psicologia em geral - se esbarra nas suas pesquisas e não consegue chegar a um consenso sobre o assunto. No entanto, a Bíblia deixa muito claro que o ser humano é um pecador desde o dia em que é concebido. Entendemos melhor isso com uma ilustração, uma história inventada.


Uma vez, um escorpião pediu para uma rã para que ela o ajudasse a atravessar o rio porque ele não sabia nadar. A reação esperada da rã foi negar-se a ajudar. E o medo de ser ferroada pelo escorpião e morrer envenenada?

Mas o escorpião argumentou o seguinte:

- Não, minha rãzinha querida. Não tenha medo, dona rã! Você acha que eu sou louco de atacar você. Se eu fizer isso e lhe der uma ferroada no meio do rio, não é só você que vai morrer. Esqueceu que eu não sei nadar? Se eu lhe ferroar, você vai morrer envenenada, e eu afogado. E eu não quero morrer.

E assim, o escorpião convenceu a rã de dar uma carona para ele. O escorpião subiu nas suas costas. Enquanto ela nadava, ele ficou observando o movimento dos músculos da rã. Na metade da travessia, aproximadamente, o escorpião não agüentou e deu uma ferroada na rã.

Coitada da rã! Começou a passar mal, e já sentindo as dores do veneno e quase sucumbindo, ela perguntou ao escorpião:

- Por que fez isso, seu louco? Agora nós dois vamos morrer.

O escorpião respondeu:

- Olha, me desculpe, mas eu não pude evitar. É a minha natureza!

Essa história ilustra muito bem duas coisas que vemos na leitura de hoje. Uma, é que Deus tem um cuidado muito grande pelo povo dEle. Então, se deixarmos Deus agir na nossa vida, as coisas vão terminar bem. E a outra lição é que não podemos confiar em nós mesmos, nos nossos próprios instintos e no próprio ser humano. Como a própria Bíblia diz: “Maldito o homem que confia no homem.” Confiar no ser humano e não em Deus é um engano que, mais cedo ou mais tarde, irá nos trair.

Não confiemos em nossos próprios instintos. Vamos confiar em Deus. Ele tem um cuidado especial por nós. Se nos colocarmos em Suas mãos, nunca seremos traídos pelo nosso Pai.

Um abraço,
Pr. Valdeci Jr
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com