segunda-feira, 15 de outubro de 2012

SERMÃO PROFÉTICO - Mateus 24-26

Criança gosta de fazer pergunta, não gosta? Acabei de fazer uma, não é mesmo? Dias atrás, lemos que, “a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus” (Mateus 18:3-4).


Hoje é o dia de todo mundo! Dia de todos os que entrarão no reino de Deus, porque é o dia da criança. Então, quero aproveitar para parabenizar você pelo seu dia. E não se sinta ofendido, porque todo discípulo de Deus, em vários aspectos, é como uma criança.

Veja o que diz Mateus 24, onde começa a nossa leitura, e observe como os discípulos de Jesus pareciam criança e agiam como elas. Criança não adora fazer muitas perguntas? Então, leia o verso três: “No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos, quando sucederão estas coisas [primeira pergunta] e que sinal haverá da tua vinda [segunda pergunta] e da consumação dos séculos [terceira pergunta].”

Percebe? Só em um verso, três perguntas. E Jesus, calmamente as responde. Praticamente, em quase toda a leitura de hoje, vemos Jesus falando sobre o conhecido sermão profético.

Existem pessoas que quando lêem Mateus 24 ou partes do sermão profético, ficam sem entender do que Jesus está falando, porque dá a impressão que Jesus está fazendo uma “salada” dos assuntos e misturando tudo. Na realidade, na Sua fala, Ele está sendo muito coerente, falando de três assuntos ao mesmo tempo, porque está respondendo as perguntas diferentes dos Seus discípulos.

Por exemplo, quando você ler Mateus 24:4-14, verá que Jesus está respondendo a última pergunta que foi feita para Ele, que é sobre a consumação do século, ou seja, o fim dos tempos. Aí, do verso quinze em diante, Ele retoma o assunto da primeira pergunta, que era sobre não ficar pedra sobre pedra da construção do templo que não fosse derribada. E isso aconteceria no ano 70, na destruição de Jerusalém. Ele vai conversando sobre isso até que depois, do verso 29 em diante, passa a falar mais sobre os sinais da Sua vinda e vai conversando sobre o assunto até o verso 44. Então, resumindo, o Sermão Profético aborda três assuntos: a perseguição aos judeus cristãos no primeiro século e a destruição de Jerusalém, os sinais da volta de Jesus e o fim dos tempos.

E quanto a segunda vinda de Jesus, embora alguns queiram adivinhar o dia desse acontecimento, muitos serão surpreendidos por ela. Portanto, como cristão, esteja pronto para se encontrar com Deus todos os dias!



Um abraço,

Valdeci Júnior

Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com