terça-feira, 16 de outubro de 2012

PERMISSÃO PRA COMER? - Marcos 07-09

Parabéns, leitor! Parabéns porque você é uma pessoa sábia! E como eu sei disso? Estou falando baseado na escolha que você fez, ao invés de acessar sites impróprios, você optou por um site que busca mensagens que edificam e que fazem o bem para o ser humano e, principalmente, que fala sobre a Palavra de Deus!


Precisamos tomar cuidado com aquilo que colocamos para dentro de nós. Por exemplo, se você colocar uma substância nociva no seu estômago, a saúde física inteira sofrerá com isso? E com a saúde mental, então?

Você já ouviu falar que da boca sai o que está cheio o coração? O trecho bíblico de hoje começa com um texto que muitas pessoas interpretam de forma errada. Agem dessa forma ou porque não lêem direito ou porque querem torcer o texto para defender uma opinião própria. Em Marcos 7 e, também, de forma parecida em Mateus 15, há um momento em que Jesus diz que o que entra pela boca não é o que contamina, mas sim o que sai. Quem o lê, isoladamente, diz que o que Jesus queria dizer é que agora todos estão liberados para comer aquelas carnes não-comestíveis que Deus já tinha orientado para não comer, em Levítico 11 como, por exemplo, carne de rato, carne porco, etc.

Fazer uma afirmação dessas é um atentado contra a inteligência, não é mesmo? Qualquer pessoa inteligente que saiba ler é muito capaz de fazer uma boa interpretação de texto. Então, o segredo para não cair nessa, é ler o texto inteiro (Marcos 7:1-23). Leia, também, Mateus 15:1-20. Faça um leitura atentiva e repita-a algumas vezes, procurando entender o contexto da história como um todo. Você perceberá do que o texto está falando! Isso é fantástico!

Ao analisarmos o contexto, percebemos que o referido texto não está relacionado com comer esse ou aquele tipo de animal. A discussão aqui é se eles poderiam comer ou não sem lavar as mãos. Jesus não estava seguindo a tradição dos anciãos judeus, ou seja, um conjunto de interpretações tradicionais que os rabinos davam para lei de Deus e que, absurdamente, teria a mesma autoridade que a própria lei. Então, a insistência em lavar as mãos sete vezes antes de tomar a refeição era um puro formalismo de um dogma que tinha a ver com purificação religiosa e não com hábitos alimentares, higiene, saúde ou dieta.

O texto trata da moral. Observe que da boca de Jesus só saiam coisas boas, porque Ele as colocava para dentro de si. Devemos seguir Seu exemplo.

Pense: o que você está permitindo que seja colocado dentro de você?

Um abraço,
Valdeci Júnior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com