Até aqui já aprendemos uma grande lição. Uma das grandes coisas que nosso Deus pode fazer é pegar uma pessoa humilde e colocá-la em posição de grande preeminência e influência. É impressionante que Deus não está preocupado em ter pessoas talentosas em Seu serviço. O que Ele mais deseja é um coração disposto a servi-lo. Vemos que Ele fez isso com Marcos e sabemos que nosso Pai pode fazer isso também, em nossos dias, com você. Amém! Glória a Deus por isso!
Marcos não teve um começo muito bom no ministério. Aliás, pelo contrário, ele já mostrou que era indigno do alto chamado que esse trabalho envolvia. Tanto é que o apóstolo Paulo chegou ao ponto de ficar totalmente determinado a não mais permitir que Marcos fizesse parte da equipe de trabalho deles. Dê uma olhadinha em Atos 15:36-40 e veja o porquê. O comentário bíblico de Atos dos Apóstolos também explica:
“Foi aqui que Marcos, dominado por temor e desânimo, hesitou por um momento em seu propósito de consagrar-se de todo o coração à obra do Senhor. Pouco habituado a sacrifícios, desanimaram-no os perigos e privações do caminho. Trabalhara com êxito sob circunstâncias favoráveis, mas agora, em meio da oposição e dos perigos que tantas vezes cercam o missionário pioneiro, não suportou as dificuldades... Devia aprender ainda a enfrentar valorosamente os perigos, perseguições e adversidades. À medida que os apóstolos avançavam, encontrando dificuldades cada vez maiores, Marcos intimidou-se e, perdendo todo o ânimo, recusou-se a prosseguir, retornando a Jerusalém.”
Que desânimo, não é mesmo? Mas como alguns dizem que se ficarmos seis meses sem nos encontrarmos com uma pessoa, não devemos falar mais sobre ela porque as pessoas mudam. Ao ler 2Timóteo 4:11 e, também, Filemom 2:4, verá que, tempos depois, a atitude de Paulo em relação a Marcos mudou radicalmente.
Você acha que Paulo simplesmente se tornou mais tolerante com alguém que o havia abandonado? Ou é mais provável que Marcos realmente tenha mudado, passando a ser alguém em quem ele agora pudesse confiar? Leia Marcos para saber a resposta.
Um abraço,
Valdeci Júnior
e
Fátima Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com