terça-feira, 9 de outubro de 2012

“FOCOMISSIONANDO” - Mateus 14-16

Há certas atitudes de Jesus que deixa muita gente se perguntando por que Jesus agia de determinada forma. Tenho uma resposta, que não serve para todas as atitudes incógnitas de Jesus, mas dá certo com o trecho bíblico de hoje. Ela se resume em apenas uma palavra: objetivo.


Você já foi tentado a sair do foco? Já teve um trabalho para fazer, uma meta para cumprir e surgiu uma coisinha daqui, uma tarefinha dali, um colega legal dacolá... Tudo relacionado a coisas boas, que fazem parte do trabalho e você vai se envolvendo com aquilo, o tempo vai passando, e quando percebe, o tempo passou, e o trabalho principal ficou sem ser feito.

No meu trabalho, a tentação para que isso aconteça é muito forte. Se eu não for firme, souber dizer não e me concentrar naquilo que eu realmente preciso fazer, o tempo se enrola e não alcanço os ojetivos.

Percebemos isso acontecendo no ministério de Jesus. Ele tinha a necessidade de ser firme e centrado na Sua missão. Observe algumas situações do Seu cotidiano. Mas se tiver alguma dúvida, pode escrever para mim que lhe mando mais detalhes.

1º Destaque: Mateus 14. O primo de Jesus, João batista, o maior dos profetas, estava preso, e Jesus não fez nada para que ele fosse solto. Jesus nem foi visitá-lo e deixou que ele morresse sozinho na cadeia. Por quê? Podemos responder com outra pergunta? Por que Jesus não livrou nem a si mesmo dessa enrascada de martírio? Ele tinha um objetivo muito maior que as nossas percepções humanas.

2º Destaque: Mateus 15. Jesus disse que o que contamina o homem não é o que entra, mas sim o que sai. Ele estava falando que pode comer carne de porco? Não! Ele estava falando de alimento; e carne de porco, para Ele, não é alimento. De novo, a questão do foco. Mais importante que seguir a formalidade da tradição dos anciãos era seguir a pureza de coração do cristianismo.

3º Destaque: Mateus 16. Os fariseus e saduceus pediram um sinal do Céu. Jesus poderia ter dado? Sim, poderia. Mas não é o milagre que produz fé. É o contrário: é a fé que produz milagre. O objetivo de Jesus era que eles tivessem fé. É preciso ter muito mais fé para continuar crendo mesmo na ausência do milagre.

4º Destaque: Pedro repreendeu Jesus porque estava falando que seria martirizado. Ele mandou o diabo se arredar com essa falta de foco.

A prova de que as atitudes de Jesus priorizavam o objetivo final de Sua missão, está nos últimos versos da leitura de hoje: Seu foco estava na cruz!

Um abraço,

Valdeci Júnior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com